Com a presença de diversas autoridades como o prefeito de Curitiba, Rafael Grecca, o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio/PR, Darci Piana, o secretário de estado das Cidades do Paraná e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes, o diretor superintendente do SEBRAE/PR, Vitor Tioqueta, a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, a Presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queiroz, o cônsul geral Celso Riquelme e da embaixadora geral do Paraguai Maria Amarila, aconteceu, dia 7 de março, no Viasoft Experience, em Curitiba, a solenidade de abertura da Expo Turismo Paraná, evento promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV/PR).
Em seu discurso na abertura da 28ª edição do evento, o presidente da entidade paranaense, João Alceu Rigon Filho, destacou a importância da presença de diversas lideranças do setor. Ele também homenageou os agentes de viagens, lembrando que eles são um elo fundamental na cadeia produtiva do turismo.
“Em 2023, o turismo foi uma das principais atividades do segmento de serviços. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tivemos o terceiro maior crescimento econômico, acima portanto da média nacional. Nosso estado se tornou em dezembro rota de cruzeiros da empresa MSC. A empresa vem utilizando o porto de Paranaguá para trazer seus navios”, afirmou o presidente da ABAV-PR.
Antes do presidente da ABAV, Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, lembrou que 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher e destacou o papel feminino no setor. “Eu fico feliz em poder representá-las e parabenizar a todas aqui hoje. Nessa busca pela igualdade, precisamos trabalhar dois princípios: o respeito e o aprimoramento profissional. É isso que temos desenvolvido no instituto”, afirmou.
O secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes, destacou as ações que o estado, mas especialmente da capital Curitiba no setor. Segundo ele, a cidade vem contribuindo para que o Paraná tivesse um crescimento três vezes maior do que o país. “O turismo do Paraná cresceu 10%. Isso mostra que estamos no caminho certo. Tivemos também um aumento de 51% no fluxo de visitantes internacionais e um crescimento de 203% no fluxo de estrangeiros que chegam no modal aéreo. Além da geração de 9 mil empregos turísticos no estado”, afirmou.
O último a falar na solenidade de abertura da Expo Turismo Paraná, o prefeito de Curitiba Rafael Greca, elencou diversas razões para crescimento dos números do turismo na capital. Ele destacou a importância dos eventos que estão contribuindo para que Curitiba tenha assim uma média anual de 70% na ocupação hoteleira.
“Nosso estado tem muitas atrações turísticas. Foz do Iguaçu, por exemplo, é um dos lugares mais encantadores do mundo. Há também o litoral, a Ilha do Mel, a Ilha das Peças e as grandes rotas metropolitanas. Nós queremos avançar cada vez mais. Viva o Turismo do Paraná!”, afirmou o prefeito.
Ao final da solenidade de abertura foi assinado um protocolo de intenções com o objetivo de promover Curitiba no inverno. A ideia é diversificar a oferta turística, com a estruturação de um calendário de eventos para assim fortalecer a economia local e contribuir para o desenvolvimento da capital e de outros destinos turísticos do estado.