Mulheres têm propensão maior a cancelar encontros românticos, aniversários e saídas com amigos para assistir futebol do que homens. Além disso, também estão mais dispostas a investir dinheiro em viagens pelo esporte e procurar experiências locais.
É o que diz a pesquisa “Destino: Futebol”, conduzida pela Hoteis.com, com cerca de 16 mil torcedores do mundo inteiro, sendo mil brasileiros, e que apresenta uma nova perspectiva sobre o comportamento atual do público feminino em relação ao esporte.
O estudo revelou que cerca de três quartos das mulheres planejam as férias de acordo com eventos em porcentagem um pouco maior do que os homens (71% x 67%).
No Brasil, a vantagem cai (76% x 74%). Porém, as brasileiras são as mais dispostas a abrir a carteira por uma viagem para assistir o time do coração do que a média mundial: torcedoras do Brasil gastam em média £364 (R$1.934), já os homens £298 (R$1.583).
Para comparação, mundialmente os homens gastam £246 (R$ 1.307) e as mulheres £287 (R$1.525). Valores convertidos de acordo com a cotação do dia 11 de novembro de 2019.
Pesquisa mostrou que mulheres também buscam outras atrações durante a viagem
Embora o jogo seja a atração principal, as fãs brasileiras são mais interessadas do que os homens em abraçar a cultura e as atrações locais quando viajam para o futebol. Cerca de 74% das mulheres visitam a ópera, o teatro ou os museus locais (contra 60% dos homens).
Elas também são mais propensas a tomar uma cerveja nos bares da cidade (37% contra 35%), números parecidos com a média mundial. Assistir outros esportes também é uma atividade de interesse (30% contra 28%).
Além disso, torcedoras também estão mais dispostas a sacrifícios, sendo que quase 22% das mulheres cancelariam um encontro amoroso (17% dos homens) e mais de 45% dispensam uma noitada para assistir a um jogo.
Jennifer Dohn, Head de PR & Comunicação – Américas da Hoteis.com, complementa dizendo que como parceira oficial de viagens da UEFA Champions League, tem conhecimento que os fãs de futebol são alguns dos viajantes mais apaixonados.
“Sabemos que existe uma grande diversidade de torcedores que não medem esforços e distâncias geográficas para apoiar suas equipes e viverem suas experiências. É incrível ver fãs do sexo feminino explorando a cultura das cidades que visitam com o propósito de tornar suas viagens, realmente, inesquecíveis”, finaliza a executiva.
Outras curiosidades
- Ambos os gêneros preferem hotéis, de diferentes categorias, como acomodação para jogos fora de casa (62%), seguido por casa de amigos (9%) e hostels (7%).
- O tempo de permanência é parecido: dois dias no destino de um jogo fora de casa: 35% (considerando homens e mulheres).
- A maioria dos homens assistem às partidas com amigos (36%), enquanto as mulheres preferem estar com o parceiro (46%). Aproveitar o jogo com a família também agrada uma boa parte dos entrevistados, com cerca de 13% tanto de homens como mulheres escolhendo pais, mães e irmãos como companhias favoritas.
Leia também Mulheres latino-americanas estão mais dispostas a viajar sozinhas