Dia 8 de Janeiro de 2020 marcou avanço relevante para o turismo de Guarujá. O Visite Guarujá e Prefeitura Municipal selaram convênio que garante impulsionamento para o fortalecimento do destino aos olhos dos turistas nacionais e internacionais. O convênio é um exemplo bem sucedido de sinergia público-privada, que faz a diferença.
O documento foi assinado no gabinete do prefeito Valter Suman, com chancela do secretário de Turismo e Cultura, Marcelo Nicolau e da presidente do Visite Guarujá, Maria Laudenir. A solenidade contou com a presença do trade turístico da cidade. Objetivamente, o convênio garante o repasse de verba mensal de R$ 16.166,66, durante os 12 meses de 2020.
O Visite Guarujá cumpriu todos os requisitos do edital, apresentando um Plano de Trabalho para o ano em que o contrato estará valendo. “O turismo é uma das forças motrizes da economia de Guarujá. Portanto, fortalecer a imagem da cidade como destino turístico e organizar o nosso trade é uma tarefa altamente estratégica”, ressaltou o prefeito Válter Suman.
Segundo Suman, o Visite Guarujá é uma entidade respeitada e capacitada para desenvolver a tarefa de fortalecer a imagem da cidade.
“Será uma parceria essencial para mostrar que Guarujá vem investindo muito. E se firmando, cada vez mais, pela diversidade de atrativos. Além de uma das principais opções no segmento de sol e praia do Brasil, hoje temos outras potencialidades para explorar, como o turismo de aventura. Será uma parceria muito proveitosa para o município”, avalia o prefeito.
De acordo com Marcelo Nicolau, o convênio concretiza mais uma etapa da administração que visa alavancar o turismo na cidade.
“É um passo essencial para a promoção turística da cidade. Nossa administração tem tomado atitudes concretas para melhor receber os turistas. Tornamos a cidade mais iluminada e mais segura, ações que também beneficiam os munícipes”, destacou Nicolau, que já foi diretor de Comunicação do Visite Guarujá.
A verba será investida com foco no objetivo comum de se realizar ações programadas que impulsionem promoção, capacitação profissional e campanhas do bem-receber turístico em Guarujá. Serão produzidos materiais promocionais e Guarujá estará mais presentes em feiras de negócios do setor, no Brasil e em outros mercados estratégicos. Estão incluídas também iniciativas voltadas à capacitação profissional e à divulgação de associados e eventos parceiros.
Na solenidade, a presidente do Viste Guarujá, Maria Laudenir, sustentou que “defendemos a sinergia entre a sociedade civil organizada e o poder público constituído, com total transparência e rigorosa vigilância da imprensa. Não importa as preferências partidárias, religiosas ou ideológicas de todos os envolvidos. E são muitos!”
A missão do Visite Guarujá é contribuir com o ingresso de divisas que ajudem aquecer a economia no município. E com isso, reduzir a sazonalidade da demanda, planejar e potencializar a chegada e a permanência dos visitantes – brasileiros e estrangeiros.
A vinda de turistas a lazer, em intercâmbio estudantil ou viagens de negócios gera mais oportunidades de trabalho e, sem elevar impostos, aumenta arrecadação tributária para ser revertida em benefício da comunidade como um todo.