O dólar em alta desde o início do mês está mudando o comportamento do viajante brasileiro. Mas não e só isso. O risco de epidemia do coronavírus e os baixos índices da economia também ajudaram a mudar os planos de quem queria viajar para o exterior.
Com a alta do dólar, aumentando seu valor de compra em relação à nossa moeda e o receio de viajar para fora do país, muitos brasileiros estão optando viajar pelo Brasil, aproveitando para visitar lugares pelo país, com ótimo custo-benefício.
De acordo com Paula Rebouças, especialista em Turismo e country manager do TurismoCity, entre companhias aéreas e agências de viagem, uma das principais dicas para quem pretende viajar e e não sentir os impactos da alta do dólar é comprar as passagens com antecedência.
“Com a alta do dólar, o número de passageiros transportados em voos dentro do país registrou alta nos últimos meses. O Nordeste está entre os destinos mais procurados. O dólar em alta também incentivou o turismo nacional. Cada vez mais o brasileiro tem se organizado para planejar suas férias com economia. Para destinos nacionais, comprar com antecedência de aproximadamente 2 meses da data é uma maneira de encontrar passagens com preços mais baratos”, comenta a especialista. Confira:
Aracaju – Sergipe
Aracaju é a capital do estado de Sergipe, na costa nordeste do Brasil. É conhecida por sua beleza natural. Junto à praia, o Oceanário de Aracaju, em forma de tartaruga, possui arraias, tubarões, enguias e tartarugas marinhas, além de exposições práticas. O passeio na marginal, a Passarela do Caranguejo, está repleta de restaurantes de peixe e marisco e é marcada por uma enorme escultura de um caranguejo.
Quando viajar?
O período chuvoso em todo o estado começa em março e termina em agosto. Os meses em que mais chove são abril, maio, junho e julho, justamente no inverno. Portanto, a melhor época para visitar Sergipe é entre outubro e fevereiro, quando os dias ficam mais ensolarados.
Maceió – Maragogi
Maragogi é uma cidade turística na costa do Oceano Atlântico, no leste do Brasil. É conhecida pelas suas longas praias como Burgalhau, perto do Rio dos Paus. Os recifes de coral ao largo da costa e os bancos de areia criaram uma lagoa pouco profunda, que serve de piscina natural. A sul de Maragogi encontra-se São Bento, uma aldeia piscatória com uma praia repleta de palmeiras.
Quando viajar?
A melhor época do ano para visitar Maragogi é o verão, principalmente entre os meses de outubro e janeiro. O inverno em Maragogi é marcado pelo tempo chuvoso, entre abril e agosto, e a época não é muito propícia para o mar.
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é um arquipélago vulcânico situado a cerca de 350 quilômetros da costa nordeste do Brasil. Tem o nome da sua maior ilha, um parque marinho e santuário ecológico protegido com uma linha costeira recortada e vários ecossistemas. É reconhecida pelas suas praias pouco urbanizadas e por atividades como mergulho e snorkeling. Está entre os destinos mais incríveis para se visitar no Brasil.
Quando viajar?
A melhor época é entre os meses de setembro e outubro, quando a visibilidade fica melhor. Já os melhores meses para pegar onda em Noronha estão entre dezembro e março.
Florianópolis – Santa Catarina
Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina no sul do Brasil, é maioritariamente constituída pela Ilha de Santa Catarina, com 54 km de comprimento. É famosa pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha. A sua Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada, é popular para a prática de windsurf e para excursões de barco.
Quando viajar?
Por ser um destino de praias, a escolha mais viável é conhecer Florianópolis quando as temperaturas estão quentes e o tempo firme. A alta temporada acontece no verão, mais precisamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Jericoacoara – Ceará
Jericoacoara é uma praia localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, no Brasil. Está localizada a 300 km a oeste da capital do estado, Fortaleza. Foi eleita pelo jornal estadunidense The Washington Post uma das dez praias mais bonitas do planeta.
Quando viajar?
O verão vai de julho a fevereiro, quando o sol brilha forte. Para velejar, vá de agosto a novembro, quando os ventos sopram bastante. Nessa época, as lagoas estão cheias e mais bonitas. O período de chuvas vai de março a maio, quando os preços de diárias e serviços caem.
Jalapão – Tocantins
O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à na s Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximo de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 metros de altura.
Quando viajar?
O mês de maio é o melhor período para visitar o Jalapão, quando a umidade ainda está alta, quase não há chuvas e a vegetação ainda está verde.