A cidade de Ilhabela (SP) está de cara nova. A Cidade lançou a nova marca turística durante o WTM Latin America 2018, no Expo Center Norte, na capital paulista. O novo branding faz parte da Plano Turístico da cidade para alcançar o reconhecimento como o melhor destino de natureza do Brasil até o ano de 2020.
O Plano foi concebido e aprovado no final do ano de 2017. A GKS Negócios Sustentáveis foi a empresa escolhida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo para desenvolver o plano. A participação do destino na WTM LA 2018 é um dos marcos dos investimentos previstos para valorizar o amplo potencial turístico da cidade.
Escolha democrática
A marca turística foi eleita pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que conta com representantes das comunidades tradicionais, além das associações locais, do Parque Estadual de Ilhabela e de várias lideranças empresariais do setor.
Ela representa o novo branding da cidade e está diretamente relacionada a atributos identificados em pesquisas feitas com turistas e moradores, como paraíso natural; sustentabilidade e preservação; bem-estar; tranquilidade, sossego, segurança e paz; simpatia e hospitalidade; diversidade; e riqueza histórico-cultural.
Além disso, as experiências relacionadas ao turismo em Ilhabela associaram o destino a qualidades como “mágica”, “encantadora”, “bela”, “espetacular”, “única” e “incomparável”, entre outras. A RP Propaganda foi a agência responsável pelo desenvolvimento da marca.
Destino natureza
“Somos um município-arquipélago, único no Brasil, e de uma natureza exuberante que agora está refletida no nosso posicionamento e na forma como promovemos o destino Ilhabela”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.
Dessa forma, o marketing turístico passa a promover a cidade de Ilhabela como destino de natureza, valorizando principalmente o potencial para atividades livres além daquelas relacionadas a sol e praia.