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Nos últimos dias, a maior parte dos empreendedores brasileiros foram impactados por notícias negativas a respeito da disseminação do novo coronavírus, o que acarretou a paralisação das atividades e, consequentemente, da nossa economia. No entanto, este não é momento de quem tem uma micro, pequena ou média empresa estagnar. Ao contrário, é hora de retomar o controle.

Sei que boa parte dos empresários está em desespero pelas contas que vêm pela frente, para honrar os pagamentos dos colaboradores e fornecedores e até para não precisar tomar medidas mais drásticas.

Aproveite o momento para avaliar seu negócio

Sei que não é simples e não é fácil, mas este é o momento ideal de parar e olhar para dentro da sua empresa. Que tal fazer o que ninguém fazia enquanto o barco estava cheio de gente e, ao mesmo tempo, repleto de problemas?

Agora é hora de arregaçar as mangas e analisar aquele controle financeiro, contabilizar de forma minuciosa o que entra e o que sai, fazer a análise de cada despesa, verificar o controle dos gastos, estudar as metas de redução, negociar com fornecedores, calcular o preço do seu serviço ou produto, pensar novas estratégias de precificação e avaliar novos canais de vendas. Pode não parecer, mas agora é o momento de ponderar e, principalmente, planejar!

Você se lembra de que a qualidade e desempenho da sua equipe incomodavam, mas não havia tempo para ver onde estavam as falhas? Então! Este é o momento de estudar ponto a ponto: os processos de produção, as técnicas de vendas, o controle de estoque, os processos de logística, o pós-venda e o atendimento.

Agora que o fluxo de atividades é menor, vale criar planos de ação para começar a executá-los de um jeito novo e mais assertivo assim que a rotina voltar ao normal.

Agora é o momento de enxergar novas oportunidades e preparar o lançamento de produtos e serviços. Se antes você não vendia pela internet, agora precisa vender, porque o cliente não vem até você. Não tem estrutura para entregar? Encontre o caminho para desenvolver e precificar essa entrega na porta do cliente.

Seu produto ou serviço não pode ser entregue na casa das pessoas? Atenção! Essa foi a mesma afirmação feita pela Blockbuster quando escutou a ideia da Netflix. O problema que você enfrenta hoje será a mola propulsora para fazê-lo avançar. Depois desse período, você se tornará melhor e maior.

É tempo de separar o joio do trigo. É hora de entender quem tem empresa e quem é empreendedor. O primeiro “toca” o negócio e, quando há mudança do mercado, paralisa e não encontra caminho a seguir. Seus objetivos mudam e sua decisão é fechar as portas para evitar mais prejuízos.

O segundo empreende e sabe que o negócio é o caminho para um objetivo maior, por isso ele busca se adaptar às mudanças e aos obstáculos. Trabalha para encontrar soluções a fim de manter a empresa e decide continuar até atingir seu objetivo.

Agora é hora de se fortalecer. Aqueles que não suportarem ou não estiverem dispostos ao enfrentamento vão fechar as portas. Consequentemente, entregarão os clientes que ficarem desamparados “de bandeja” àqueles que permanecerem no mercado. É comum que em momentos como esse, algumas empresas cresçam com o fechamento de outras.

Para finalizar, queria contar um pouco a você sobre as carpas, aqueles lindos peixes ornamentais muito apreciados pela cultura oriental e encarados como símbolos de sorte, perseverança e força.

As carpas vivem 70 anos. Algumas chegam a 200 anos. Elas sobrevivem aos mais diversos ambientes e podem resistir a temperaturas abaixo de 0 e acima de 28º. Elas, inclusive, são parte de uma lenda chinesa muito inspiradora.

Essa lenda diz que na época da desova, as carpas nadam contra a correnteza e sobem cascatas. Assim que ela enfrenta todas as dificuldades e atinge seu objetivo, que é chegar ao topo, ela se transforma em um dragão. Esse é o reconhecimento por sua bravura e determinação.

Sejamos como as carpas no mundo dos negócios. Com bravura e determinação, sem dúvidas poderemos superar as adversidades que se apresentam e encontrar nosso reconhecimento em um futuro próximo!

Artigo de Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
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