Não se tem ainda uma noção de quando a pandemia do novo Coronavírus vai terminar, mas já pode-se afirmar que ela trará transformações como o crescimento do trabalho remoto que será um dos principais legados para as empresas de todos portes e segmentos do Brasil.
Gestores que até então nunca haviam se identificado com o modelo, viram-se obrigados e instaurá-lo e, acima de tudo, fazê-lo funcionar.
Para fazer uma análise geral do mercado, consultamos Manuele Peglow, gestora de marketing da Vendrame Consultores, que listou outras transformações significativas e que podem alterar para sempre a forma como se trabalhava pré-pandemia. Confira!
Relacionamento com o cliente
Além das ferramentas on-line para facilitar, aproximar e diminuir custos, as empresas tiveram que conhecer ainda mais seus clientes, encontrar novas formas de valorizá-los remotamente, buscando nutrir as relações ao invés de só contatá-los por qualquer necessidade.
Capital humano
Se há anos os profissionais de recursos humanos trabalhavam para a valorização dos colaboradores dentro das organizações, agora mais do que nunca essa área precisou rever processos e condutas para contribuir com as expectativas tanto da empresa, quanto dos profissionais.
Planejamento estratégico
Negócios que nunca pensaram em planejamento estratégico, enxergaram a necessidade de se familiarizar com o assunto. Mesmo sendo parte inicial e fundamental para qualquer empreendimento, culturalmente no Brasil (devido quantidade de empresas familiares e pequenas) não há tanto conhecimento sobre o assunto e aplicação.
Avaliação 360º
Trata-se de um momento que exige uma reavaliação completa de todo o negócio, o que se aplica não somente para os micros e pequenos, mas como também para as grandes empresas. Não só para profissionais operacionais, mas principalmente para os líderes, pois o resultado de uma equipe é reflexo da condução desses gestores.
Posicionamento de marca
Algo também que parecia ser muito distante apenas para grandes empresas, tornou-se assunto em pauta. O quão palavras e ações não avaliadas impactam os negócios X estrutura de comunicação que levam ao crescimento.
Reavaliação de custos e reais necessidades
O perfil de consumo tem passado por transformações também para as empresas, que ao reavaliarem custos e necessidades da nova rotina, muitas identificaram gastos desnecessários e possíveis reduções de custos a longo prazo, inclusive pelo home office.
As transformações do velho novo digital
Já estamos em meio a transformação digital há mais de dez anos, mas muitos negócios ainda procrastinavam ou nadavam contra a maré. Não se trata apenas de estar on-line, mas ser online. Empresas que tinham projetos a longo prazo de: criação de sites, canais em redes sociais, implantação de softwares (ERP, CRM, CLOUD) e folha de pagamento online, bots de Inteligência Artificial, tiveram que se adequar da noite para o dia com projetos de entregas rápidas.