Bom, estou no mercado há anos e nunca fiquei desempregada desde os meus 16 anos. Sempre trabalhei na área de relacionamento e vendas. Essa crise veio para nos ensinar que o bom vendedor e a pessoa com garra vende o hotel, a cama para o hotel, o lençol, o frigobar, desde que ele tenha boa vontade e determinação para continuar no segmento e aprender coisas novas.
Tenho recebido diversas ligações de amigos de muitos anos no segmento dizendo: E agora? O que faço? Só sei fazer isso?
Se você sempre foi um bom vendedor e tem bom relacionamento no mercado, isso ninguém tira de você, um comportamento que admiramos muito e merece destaque antes de falarmos qualquer coisa é o espírito empreendedor.
Todo vendedor de verdade tem o espírito de empreendedor, transforma pessoas movidas a desafios por isso possuem grandes resultados. A pessoa com vontade ela abre novos caminhos, se reinventa e acredita que pode.
Neste momento tão incerto, não acho que estamos vivendo um “Novo Normal”, e sim uma “Nova modalidade de vida e de trabalho”. Como viver com 50%, 30%, 20% ou até mesmo para aqueles que perderam totalmente sua renda? Este sim é o novo desafio de vida, este sim é o novo normal para muitos.
Para o bom vendedor e o bom profissional de relacionamento, vai algumas dicas:
Buscando novas oportunidades
O bom vendedor e profissional de relacionamento não larga o osso, ele vê oportunidade até onde não tem, e busca entender reais necessidades do momento atual, estuda as melhores soluções para o segmento em que atua e ajuda a melhorar a vida dos clientes e das pessoas em sua volta. Mantenha suas relações de trabalho e ao mesmo na comunidade onde vive, busque as necessidades das pessoas com quem convive, seja vizinho, familiares, amigos e clientes.
Mantenha Persistência
Acredite no seu potencial, no seu perfil de bom vendedor. Quem vende Hotel, vende a cama para o hotel, o lençol, o frigobar, o carpete. Nunca desafie sua capacidade de negócios. Entenda o que o mercado precisa no momento.
Tenha paciência
Manter a paciência e tolerância vai ajudar muito a escolher e desenvolver um trabalho nesse período tão incerto, não vá com sede ao pote sem saber onde esta pisando.
Seja leal
Essa foi uma das coisas que aprendi nesses anos de trabalho e foi a melhor coisa que levo em minha carreira. Boas pessoas acreditam não apenas no que fazem, mas no comprometimento no que vendem e no produto e no seu caráter. Independente de crise ou não seja honesto sempre.
Não corra riscos
Bons vendedores sabem correr riscos bem calculados e definir o valor de cada risco, por isso cuidado ao atirar para qualquer oportunidade que aparece. Fique de olho para que sua reputação não seja atingida, se arrisque no momento certo, cuidado com certas promessas. Lembre-se que tudo isso irá passar
Seja eficiente
Prometa aquilo que possa entregar com eficiência, a crise vai passar e seu profissionalismo é o mais importante
Esteja atento
Leia, busque informações, aprenda o novo, aumente a efetividade de negócios, e tente sair da zona de conforto, O momento é de novo aprendizado, um novo olhar para si.
Tenha metas
Criar metas é fundamental. O mundo mudou, e os desafios são constantes principalmente em nossa área tão atingida por esse inimigo invisível.
Mantenha um planejamento
Por mais que estamos passando momentos incertos planejamento pode ser uma palavra de pouca importância no dia-a dia, mas será uma arma se souber usá-lo a seu favor. Não temos mais tempo para perder. Se eu sei vender o hotel, eu posso me planejar para entender o mercado da hotelaria, de turismo e de eventos e tirar maior proveito de minha capacidade e meus contatos
Mantenha seu Networking
Mantenha sua rede de contatos, independente se for para se manter financeiramente ou para manter sua rede de contatos. Isso ira permitir que ganhe referencias para seus negócios. Isso permite que pode ajudar pessoas a compartilhar projetos e a melhor maneira de fazer negócios é através das referências.
Autoconfiança
As coisas nem sempre vai dar certo. a autoconfiança é tudo neste momento transitório. Você vai conhecer seu verdadeiro potencial para realizar coisas novas, e é justamente a autoconfiança que vai permitir você não desistir e enfrentar o novo mercado de vida que vem pela frente.