Início Artigos O desafio do turismo diante da pandemia

O desafio do turismo diante da pandemia

1631
0
COMPARTILHAR

Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. Desde então setor do Turismo se vê diante de um desafio sem precedentes.

Falar de Turismo no momento em que estamos vivendo, é muito difícil. O Turismo, mais do que qualquer outro setor da economia, apresenta uma característica de extrema sensibilidade a toda a alteração situacional, disse o professor Mario Beni.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o impacto do COVID-19 é tão grande no setor, que a recuperação do cenário no segmento, que em 2019 tinha números como 8% do PIB do país e 7 milhões de brasileiros empregados, pode levar entre 5 e 7 anos.

O turismo no Brasil foi especialmente afetado. Principalmente, em função do fechamento dos principais destinos nacionais e mundiais e as medidas de restrição e “lockdown” em algumas cidades brasileiras. Desde então, estabelecimentos do setor do turismo e viagem se viram fechados ou trabalhando com menos de 30% de sua capacidade.

As empresas enfrentam um grande desafio e buscam uma alternativa de sobrevivência e a manutenção do contato com os clientes para isto, é fundamental.

Empresas precisarão de ações para inspirar viagens futuras, tendo em vista que, segundo pesquisa da TravelLab, 61,39% do consumidores afirmam ter medo de viajar e expor a família a riscos de contágio, 55,52% dos clientes tinha viagens planejadas e programadas e 34,75% ainda aguardam os próximos meses para saber o que fazer. Vencer o medo do contágio garantindo protocolos de segurança é fundamental. Esses protocolos de segurança e higiene serão carro – chefe para retomada.

Para trazer o consumidor de volta necessitaremos de profissionais especialistas e profissionais digitais, adaptados a este novo cenário. As capacitações realizadas pelas empresas e os treinamentos serão fundamentais. E você está pronto para esse novo começo?

Uma pequena provocação.

Referências:

Turismo Pós Covid-19: Insights para Empresas e Destinos” SEBRAE, Turismo e Covid-19: Algumas Reflexões / Tourism and COVID-19: Some Reflections – Mario Carlos Beni, Os impactos da COVID 19 nas agências e operadoras de turismo do Brasil tendências e perspectivas – Adriano Ana

Artigo de Roberto Trindade

Roberto Trindade é formado em Educação Física, Psicologia e Turismo. É Pós-graduado em Atividades e Esportes de Aventura e Psicologia do Esporte e também possui mestrado em Psicossomática.

Leia outros artigo de colunistas e colaboradores na seção Ponto de Vista