A pequena cidade de Águas de São Pedro, localizada a 170 Km de São Paulo, é um oásis de paz. Com uma área de menos de 4 Km2, a principal avenida é toda bordada por flores, com lojas e restaurantes charmosos e um canal que divide a pista, com bancos estilosos para sentar e ver o tempo passar tranquilamente.
A cidade que surgiu de uma fazenda tem em suas águas verdadeiro poderes curativos. O balneário oferece vários tratamentos, massagens e banhos apenas para relaxar.
As águas minerais foram descobertas quando se tentou encontrar petróleo na região nos idos anos de 1920. Durante a perfuração, se depararam com uma água rara, com alto teor de enxofre, sendo a segunda mais importante do mundo, perdendo apenas para a existente na Itália.
Segundo estudos, essa água tem o poder de curar reumatismos e outras enfermidades da velhice. Por isso, ela é chamada de “fonte da juventude”. Vale a pena ressaltar que o cheiro e o gosto não são nada agradáveis.
As águas minerais diversas podem ser “colhidas” nas torneiras do Fontanário, que tem uma arquitetura neoclássica interessante.
Um bosque no meio da cidade, com trilhas que cortam a mata, convidam para uma caminhada tranquila.
Quem está a passeio não pode perder o “tour” com o trenzinho. Ele passa por vários pontos: o relógio do sol, a igreja matriz e as bonitas casas de veraneio. Passeio a cavalo, de mini bug são atrações que a criançada adora.
O grande chafariz no final da avenida principal é o cartão postal da cidade, e a noite iluminado por lâmpadas coloridas e com a dança das águas é um espetáculo imperdível.
Existem bons restaurantes, embora não sejam muitos, em contrapartida a oferta hoteleira é grande e com hotéis bastante confortáveis, alguns datam da época áurea do destino como balneário e cassino., época em que foi construído o famoso Hotel de Águas de São Pedro, hoje escola de hotelaria de nível internacional do Senai.
Alguns dias em Águas de São Pedro faz bem para saúde e para a alma.