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Rio e São Paulo se aliam para impulsionar o turismo

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É fato que o turismo regional vem se desenvolvendo de forma contínua desde meados do ano passado. Cidades mais próximas de centros como Rio e São Paulo vêm se beneficiando com isso. Afinal, por conta das restrições impostas pela pandemia, os roteiros mais curtos se tornaram opções viáveis e seguras para quem não abre mão de viajar.

Rio e São Paulo se aliam para impulsionar o turismo

Partindo deste princípio, três entidades se uniram com o objetivo de estimular o intercâmbio entre turistas de dois dos principais polos emissores no Brasil. A ação, intitulada Primavera-Verão Rio-São Paulo, foi lançada na manhã de 14 de setembro por porta-vozes da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

A dinâmica prevê a oferta, por meio dos associados à Braztoa, de pacotes de experiências para que moradores de São Paulo conheçam o Rio de Janeiro e vice-versa. Segundo Roberto Nedelciu Haro, presidente da Associação, os 10 operadores envolvidos inicialmente na ação desenvolveram 55 pacotes turísticos que combinam destinos dos dois estados. Sendo 43 roteiros rodoviários e 12 com aéreo incluído.

A articulação com a base de associados foi realizada de forma paralela pelas três entidades e a divulgação será maciça, o que deve contribuir para o desenvolvimento de novas experiências em breve.

“O turismo reage fácil a qualquer estímulo. Incentivar as viagens entre São Paulo e o Rio de Janeiro é uma estratégia importante para a retomada da atividade, geração de renda e emprego. Diversos destinos nos dois estados estiveram presentes em nossos monitoramentos relacionados à retomada”, defende Nedelciu.

Toni Sando, presidente-executivo do SPCVB, ressalta que há pacotes com valores que começam em R$ 150. Isso permite atender a diferentes orçamentos de viagens e reforça que a iniciativa está alinhada ao nomadismo digital, tendência que ganhou força durante o período pandêmico aliada às facilidades do trabalho remoto. “Vamos juntar forças para catalogar e divulgar pacotes com a intenção de viralizar a ação, com a ajuda dos agentes e agências de viagens”, completa.

A ideia, entretanto, é extrapolar os dois estados e fazer desta iniciativa uma ação nacional, envolvendo outros destinos brasileiros em um futuro próximo. “Integrar os CVBx e órgãos de promoção de destinos sempre foi uma proposta da Unedestinos. Com esta ação, conseguimos fortalecer as instituições e estimular o trabalho conjunto com outras esferas, unindo o setor público e o privado pelo bem comum que é a retomada do turismo”, pontua Sando.

Concentração de recursos

Carlos Werneck, presidente do Rio CVB, destaca o fomento ao turismo doméstico como outro ponto importante da iniciativa. “Com as restrições às viagens internacionais é possível concentrar os recursos, que antes saíam do país, dentro do território nacional”, pontua. Roberta Werner, diretora-executiva da entidade, insere à lista de estímulos a segurança garantida pelos protocolos desenvolvidos por toda a cadeia e a vacinação avançada nos dois estados.

A ação tem apoio institucional da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Por vídeo, Vinícius Lummertz comemorou a iniciativa em um momento que ele categorizou como de retomada sustentável da atividade.

“É um incentivo potente para o turismo doméstico. Vai estreitar e estimular o fluxo de turistas entre os dois estados. As viagens de proximidade já são uma tendência”, pontua Lummertz.

Bruno Kazuhiro, secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, participou ao vivo da coletiva de imprensa. Ele reforçou o trabalho conjunto com a secretaria de Saúde. “Mantemos diálogo constante para flexibilizar os protocolos aos viajantes, respeitando a questão sanitária, porque entendemos o papel fundamental do turismo de proximidade para a retomada”, defende o dirigente empossado há cerca de 20 dias.

As experiências participantes recebem o selo “Primavera-Verão Rio São Paulo” e podem ser encontradas nos sites e redes sociais da Braztoa, Rio CVB e SPCVB. Integram a ação, inicialmente, as seguintes operadoras: Abreu, Agaxtur, BWT, CVC, e-htl, Incomum, Itaparica, Pomptur, RCA e Schultz.

Para acessar as promoções, os interessados devem acompanhar as redes sociais e site da Braztoa, Rio CVB e SPCVB com a hashtag #primaveraveraoriosp.

Matéria de Camila Lucchesi
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