A alta expectativa para a retomada do turismo neste final de ano tem mobilizado o setor. Todos vêm se preparando para o que será o verão do século. Responsável por administrar mais de 300 quiosques entre o Leme e o Pontal, a Orla Rio preparou uma série de iniciativas que promete fazer da orla carioca e seus quiosques o melhor destino neste verão.
“Estamos com uma série de iniciativas para 2022 que pretende fomentar o turismo na orla e oferecer uma agenda de atividades nos quiosques. Acreditamos que será o verão do século com a retomada e o andamento da vacinação na cidade do Rio. Por isso, queremos proporcionar a melhor experiência ao visitante e carioca, assim como oferecer todo apoio e orientação aos operadores para que realmente seja um verão memorável” diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio
Entre as novidades, está o lançamento do projeto Vai dar Praia. Ele é composto por uma série iniciativas para o verão, como conscientização das medidas sanitárias com uso de máscaras, incentivo do recolhimento e separação do lixo reciclável pelos frequentadores, lançamento de um projeto social voltado para a capacitação mão de obra das comunidades próximas às praias e novas inaugurações de quiosques.
Para a estação ainda haverá a produção de conteúdo 24h nas mídias sociais, lançamento do programa Vai dar Praia, em parceria com a Band, e agenda de atividades na orla com aulas de yoga, funcional, surf, beach tennis, música ao vivo com samba e jazz proporcionando uma experiência única para cariocas e turistas.
Ainda há a confirmação da 5ª edição do Prêmio Sabores da Orla. Esse ano, ele ganhará mais duas categorias. Além de eleger o melhor prato da orla, os jurados e público, votarão no melhor petisco e melhor drink. A expectativa da concessionária é que mais de 200 quiosques participem deste que é o maior festival gastronômico da orla da cidade.
A Orla Rio também vem adotando importantes práticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) como preparação para a cidade receber o RIO+30 e que começam a ser implementadas agora. Como o lançamento de uma interface que melhora a comunicação entre a concessionária e os quiosques, levando mais transparência aos processos; a expansão do projeto Recicla Orla com instalação de PEV´s (pontos de entrega voluntária) em São Conrado, Barra e no Recreio; e a verticalização do processo de reciclagem: agora, além de separar e dar o destino correto para os resíduos sólidos coletados nas praias, uma parceria da concessionária com as empresas Bee e Hive que vão passar a comprar o material de catadores, fazendo com que ele retorne ao ciclo de produção mais rapidamente.
Recentemente, foi anunciada a parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau (RIO CVB). O objetivo é apresentar as atrações da orla como opção para organizadores de congressos, feiras, competições esportivas, entre outros. Na convenção, os operadores terão também a oportunidade de conhecer e adquirir, em primeira mão, produtos de marcas parceiras da Orla Rio, como a Ame, iFood, Ambev, Souza Cruz, Diageo, Five, Marina, que também estarão presentes no evento com estandes.
A convenção vai contar com importantes nomes para o turismo, como Daniela Maia, presidente da RioTur; Duda Magalhães, VP Executivo do Grupo Artplan e CEO da Dream Factory; Marcelo Queiroz, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro; Chicão Bulhões, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação; Brenno Carnevale, Secretário Municipal de Ordem Pública; Eduardo Cavaliere, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Guilherme Schleder, Secretário Municipal de Esportes; entre outros.