Com mediação e oficina artística presencial, além de uma palestra com professores de Arquitetura, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece aos visitantes, desta segunda-feira (22), uma programação bastante representativa.
Durante o mês de novembro, o MON ficará aberto todos os dias da semana, inclusive segundas-feiras (excepcionalmente). A medida é parte das celebrações do seu 19º aniversário.
“Temos muito a comemorar nesta data”, diz a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika. “Os últimos meses foram de grandes desafios e superações. Após um período fechado devido à pandemia, o museu reabriu ao público, inaugurou 10 exposições grandiosas, além de duas itinerantes, e recebeu uma importante coleção de obras africanas. O MON recentemente voltou a receber grupos agendados e escolas e retomou a realização de mediações presenciais”, afirma.
Maior museu de arte da América Latina em área construída, o MON se consolida como um dos mais importantes do país. Ele abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de coleções asiática e africana.
Nos últimos anos, o acervo triplicou de tamanho. Hoje, conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil para exposições.
Programação
Hoje (22), acontece mediação presencial na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, com a equipe do Educativo do Museu. Mais tarde, é a vez da oficina artística presencial “Maquetes de Papel”. O ponto de encontro para as duas atividades é em frente à bilheteria do MON (Vão-livre) e não é necessário fazer inscrição antecipadamente.
O museu realiza a palestra “Equipamentos Culturais do Século XXI: Museu Oscar Niemeyer 2002-2021”. A atividade será realizada no miniauditório e terá a participação dos professores de Arquitetura, Juliana Suzuki e Rodrigo Sartori Jabur.
Museu Oscar Niemeyer
Patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, o MON abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional. Seus principais patrocinadores são empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.