Anos atrás era comum que as empresas pensassem muito mais no lucro, do que na qualidade de vida ou no tipo de gestão oferecida aos seus colaboradores. Porém, recentemente começou-se a falar muito sobre gestão humanizada e mais efetiva que cuida da equipe para que ela seja mais produtiva e consiga produzir com qualidade. A pandemia também foi um fator que exigiu muito das lideranças, principalmente das empresas que aderiram ao home office.
Thiago Coutinho, fundador e CEO do Grupo Voitto, implementou o modelo de home office devido à pandemia do coronavírus e nesse mesmo período conseguiu dobrar o quadro de funcionários, que agora estão em diversos estados do país.
“Vamos seguir no modelo home office, apenas equipes muito estratégicas e que realmente precisam vir ao escritório terão o modelo híbrido. Tudo tem funcionado muito bem e nossa equipe está até mais produtiva e engajada”, afirma Coutinho.
O CEO também compartilha algumas dicas para implementar uma gestão mais humana e que engaje o time. “É importante, antes de dar qualquer dica, falar que se a empresa não estiver bem estruturada e com valores bem definidos, dificilmente a gestão vai ser efetiva. É um ciclo, que para funcionar bem no final, precisa começar bem”, comenta Thiago.
A seguir, três dicas que Coutinho aplica há 14 anos dentro do grupo que comanda
Ouça o time: Para fazer uma boa gestão é importante saber ouvir, porque quem vai dizer o que está funcionando ou não dentro dos processos da empresa é quem atual ali no operacional. Reuniões mensais podem ser um bom caminho para avaliar o que está dando certo.
Reconheça os bons resultados: É importante dar feedbacks quando os resultados não são atingidos, mas, mais do que isso, é fundamental reconhecer o trabalho bem feito. As pessoas precisam sentir segurança no trabalho que produzem, para seguirem engajadas e empenhadas.
Esteja aberto às mudanças: A pandemia mostrou que muitas vezes a rotina da empresa (e nesse caso do mundo) pode mudar muito rápido e de forma bem radical. Por isso, estar aberto a mudanças e adaptações é importante, inclusive para tranquilizar e acolher os colaboradores.
Além disso, é fundamental oferecer bons benefícios e salários compatíveis com o mercado, para não correr o risco de perder excelentes profissionais para a concorrência, por exemplo.
O Grupo Voitto é formado pela escola de negócios Voitto e a PocketBook4You, um site com resumos de grandes obras literárias de diversas editorias, desde empreendedorismo e negócios à motivação e inspiração. Thiago afirma que só foi possível ter esse desenvolvimento por ter uma equipe engajada e que acredita nos negócios.
“Sozinho eu não teria chegado nem perto dessas conquistas todas. Por isso, sei da importância de valorizar uma equipe produtiva e o quanto isso é fundamental para que o negócio flua.” finaliza o CEO.