A maioria das pessoas já sabe o quando o marketing digital é imprescindível para as empresas nos tempos atuais. No entanto, uma nova forma de utilizar algumas das ferramentas dos marketings foi comprovada. Um estudo publicado na revista Ciência Latina mostrou as vantagens do marketing digital nas finanças. Além de discutir sobre o eterno conflito que existe entre as áreas de marketing e finanças das empresas.
O estudo mostrou como as áreas do marketing são comumente vistas pelas empresas. “A primeira [marketing] que vê a necessidade de investir para fortalecer a marca, engajar consumidores, enfrentar a concorrência, ampliar a carteira de clientes e conseguir uma melhor produtividade. Já para o departamento financeiro, marketing não é uma prioridade, e torna-se um gasto. Porém, os conceitos aqui apresentados de diversos teóricos, a trajetória foi demonstrada da longa jornada do marketing, em épocas muito antigas ele já mostrava sua importância.”
Segundo os autores, durante a escrita do artigo foi possível detectar e trazer as informações sobre os indicadores financeiros e os não financeiros, de que forma eles podem demonstrar os reais benefícios que as ações de marketing geraram para o produto, a marca e a empresa.
“Cabe reforçar que o Marketing Digital veio ampliar e facilitar às empresas a apresentarem os resultados obtidos e confrontar com os resultados esperados. Na época da mídia analógica esse processo era bem mais difícil e não trazia tantas opções de detalhes e cruzamento de dados.”
Os autores concluíram, enfim, que fica nítida a vantagem que o marketing digital pode agregar para as marcas. Acredita-se que essa pesquisa possa vir a somar às demais que já existem, contribuindo para o melhor entendimento sobre essa temática sob a ótica do marketing e das finanças das empresas.
“Cabe lembrar que nenhuma pesquisa, em nenhum setor, ou categoria apresenta um resultado absoluto. Contudo, elas indicam um caminho, o melhor caminho a ser seguido. Indicam a tendência que se projeta a partir da pesquisa. Esses dados são importantíssimos para as empresas desenvolverem seus planejamentos de Marketing, de Negócios, seus lançamentos, analisar a concorrência entre outros fatores.”
O artigo mencionado foi escrito pelo estudante de administração na Logos University International, Unilogos, Adroaldo José Weisheimer; pelo Advogado e sócio da Nelson Wilians Advogados, MBA em gestão e negócios, Conselheiro OAB AM e especialista em gestão empresarial, Sergio Rodrigo Russo Vieira e com orientação do PhD em Neurociências e Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Fabiano de Abreu Agrela.