A Prefeitura de Itupeva (SP) firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para proporcionar cursos de capacitação aos produtores rurais. O objetivo é alavancar o turismo rural no município.
“Queremos que o turista passe por Itupeva e perceba o potencial do turismo rural. Seja para descanso, aventura ou lazer. Ele tem várias opções. O importante é que possa ficar bem acomodado. E ter uma boa programação e, assim, ficar mais tempo em nosso município”, falou o secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi.
O primeiro curso “Turismo Pedagógico no Meio Rural”, com carga horária de 32 horas e ministrado por Eduardo Bettin, teve início dia 6 de dezembro. As aulas continuam até dia 14 de dezembro.
“Esse é um curso pontual. Ele vem para incentivar o produtor ou empresário rural para adaptar suas propriedades para o turismo”, comentou Eduardo Bettin, instrutor da área de turismo rural do Senar.
Objetivo é capacitar moradores
“Esta ação tem como objetivo de auxiliar na capacitação para as propriedades rurais locais. Seja para aqueles que já trabalham ou que pretendem trabalhar com o turismo rural”, destacou a turismóloga Rita Bonequini.
“Como já fui envolvida com o turismo e fiz pedagogia, tenho planos futuro de estar trabalhando neste meio. O curso é muito bom. Tem excelente conteúdo, além de acreditar no potencial de Itupeva para alavancar de vez o turismo rural”, disse a pedagoga, Maria das Graças Alves.
Já para o agrônomo Orlando Paggiaro, um dos fundadores da Associação dos Produtores Rurais da Região, ver a Prefeitura incentivando a população com esses cursos é uma satisfação. Principalmente, para uma pessoa que há anos vem batalhando para promover o turismo rural na cidade.
“Há vinte anos estamos lutando para promover o turismo rural em Itupeva. Por isso, quando fiquei sabendo deste curso fiz questão de participar. Pra mim é uma felicidade ver que esta gestão está empenhada neste assunto. Parabéns à prefeitura por pensar no futuro da cidade”, disse Orlando.