A United Airlines ─ uma das maiores companhias aéreas do mundo, membro-fundador da aliança global Star Alliance ─, em 2022 completa trinta anos de operações diretas entre o Brasil e os Estados Unidos.
A empresa, que atualmente liga São Paulo/Guarulhos a Chicago, Houston e Nova York/Newark, e Rio de Janeiro/Galeão a Houston, anunciou que a demanda local por seus voos praticamente retornou ao nível de 2019, com taxa de ocupação média próxima à registrada no pré-pandemia.
“A United foi a única empresa aérea dos Estados Unidos a manter operação ininterrupta no Brasil durante toda pandemia. Nosso objetivo principal foi repatriar passageiros e conectar os clientes no momento em que mais precisavam. Além é claro, transportar profissionais da área de saúde. Os esforços e a dedicação das nossas equipes em preservar o atendimento no momento mais difícil da história do setor aéreo nos enchem de orgulho. Eles demonstram quão sério é o compromisso com o país”, destacou Jacqueline Conrado, Country Manager da companhia.
Como parte das comemorações, Doreen Burse, vice-presidente sênior de vendas globais da United, veio ao Brasil para participar de encontros e reuniões com parceiros da companhia, como os agentes de viagem. “Nestas três décadas de serviços, construímos uma relação sólida, muito profissional e benéfica com o trade turístico, com quem também festejamos a marca de 12,5 milhões de passageiros transportados entre os dois países”, disse a executiva.
Burse ressaltou que o mercado brasileiro é parte fundamental da estratégia de negócios, a United Next, anunciada em 2021. Ela prevê uma transformação nas operações visando a perenidade da empresa, com reflexos positivos diretos na experiência dos clientes.
“O Brasil é um mercado prioritário para a companhia. Basta destacar que, no momento mais crítico da crise sanitária, reduzimos nossa capacidade para seis destinos internacionais, sendo um deles São Paulo. Acreditamos muito no mercado brasileiro. Em breve, anunciaremos novos investimentos no país, dentro do escopo da United Next”, afirmou Burse.
Para simbolizar o atual momento, a United Airlines lançou recentemente sua maior campanha institucional em dez anos. Batizada “Good Leads The Way” (“O Bem Mostra o Caminho”), ela narra a história da liderança da United em áreas como atendimento ao cliente, diversidade e sustentabilidade, e captura o entusiasmo que move os grandes projetos da companhia.
Um deles, mostrado em filme, faz alusão à United Aviate Academy. A iniciativa foi lançada em janeiro e é a única escola de aviação de uma grande empresa aérea dos Estados Unidos. Oitenta por cento da primeira turma foi composta por mulheres ou pessoas de diferentes etnias. Hoje, de acordo com o Escritório de Estatísticas Laborais dos EUA, apenas 5,6% e 6% dos pilotos do país pertencem a estes grupos, respectivamente.
“Atuamos de forma proativa para mudar essa realidade. Nosso negócio é global e tem o propósito de unir as pessoas. A diversidade, a equidade e a inclusão nos fortalecem. Estamos determinados a liderar essa filosofia no setor”, afirmou Jacqueline Conrado.
Há mais de dez anos a United recebe pontuação máxima no Human Rights Campaign’s Corporate Equality Index (CEI). A campanha é referência em pesquisa de políticas corporativas e práticas relacionadas à igualdade LGBTQIAP+ no ambiente de trabalho. Em 2022, foi reconhecida também pelo Disability Equality Index (DEI) como um dos Melhores Lugares de Trabalho para Inclusão de Pessoas com Deficiência.
Outro compromisso importante e que também é ressaltado na campanha é o ativismo da empresa na descarbonização da aviação comercial. A United foi a primeira companhia aérea norte-americana a se comprometer publicamente em tornar-se 100% verde até 2050.
Para atingir o objetivo sem depender das tradicionais compensações de carbono, tornou-se a maior investidora global em Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF, na sigla em inglês) – seja por meio da compra direta de galões, parcerias e aportes em startups focadas em desenvolvimento de tecnologias limpas ou aquisição de aeronaves.
A primeira encomenda do avião supersônico Overture, da fabricante Boom, pertence à United. O contrato prevê a entrega, até 2029, de 15 unidades, com opção para mais 35, todos operados com SAF.
Produto elevado no Brasil
Atualmente, a United opera no Brasil com aeronaves Boeing 777-200ER, Boeing 787-9 Dreamliner e Boeing 767-300ER. Os dois primeiros modelos estão configurados com as classes de serviço Econômica, Premium Plus e Polaris. Em todas elas, a companhia oferece opções de refeições quentes completas e bebidas variadas, e poltronas com sistema de entretenimento de bordo individual on-demand, wi-fi, tomadas e entradas USB.
Clientes da classe executiva Polaris têm à disposição vantagens adicionais, como acesso a lounges VIP, embarque prioritário, assentos que reclinam 180°, convertendo-se em camas, serviço de bordo elevado, kit de amenidades, entre outras. Associados do MileagePlus, o programa de fidelidade da United, têm mais maneiras de acumular e utilizar milhas-prêmio do que nos programas de fidelidade de qualquer outra aérea dos EUA.