Início Imagem Destaque Unna Hospitality cria selo de práticas sustentáveis para hotéis brasileiros

Unna Hospitality cria selo de práticas sustentáveis para hotéis brasileiros

273
0
COMPARTILHAR

A Unna Hospitality, que faz parte do grupo Hotelaria Brasil, rede brasileira multimarcas de administração hoteleira, criou o Selo UNNICO.

A proposta da iniciativa é ajudar os gestores de hotéis a se adequarem ao conceito ESG e a adotarem boas práticas conforme prevê a Agenda 2030 da ONU, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com Karol Garrett, Head Inovação da Unna Hospitality, o selo permite aos hotéis mapear e comunicar suas práticas internas de sustentabilidade. “Muitas vezes, dentro dos nossos empreendimentos já executamos algumas práticas sustentáveis, mas não sabemos comunicá-las, incentivá-las e, até mesmo, fomentar novas práticas que podem ter simples aplicação no nosso dia a dia”, pontua.

Karol explica que para a emissão do selo, os hotéis passam por cinco etapas. “Após inicio da parceria, enviaremos um formulário com os 17 ODS e vamos eleger quais dos micro objetivos condizem com as atividades desempenhadas. Cada ODS principal terá uma pontuação determinada. Depois da apuração das respostas, será contabilizado o total de práticas atuais e emitido um selo com esta pontuação. Anualmente, a UNNA irá propor um programa de trabalho, focado na ampliação dessas práticas, melhorando assim, cada vez mais, o score do hotel no selo UNNICO”.

A UNNA ajudará na identificação de quais dos 17 ODS, os hotéis já têm aderido ao longo do tempo e quais são as boas práticas de sustentabilidade que poderão programar para seguir nos próximos meses e anos. “A consultoria da Unna ajudará no diagnóstico da propriedade e inclusão do hotel nas práticas ESG”, observa Karol.

Segundo a HEAD, a empresa acredita que através de um plano estruturado destas boas práticas, os hotéis conseguirão assim tirar do papel ações que podem verdadeiramente mudar a forma com que realizam suas atividades, transformando-as em atividades mais sustentáveis no longo prazo.

Agenda 2030 – ODS

Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

Karol destaca que o setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores.

Leia também ESG: um investimento fundamental para o turismo