O Rio de Janeiro receberá, entre os dias 1º a 4 de maio, o Web Summit, maior evento de inovação tecnológica do mundo, com previsão de reunir mais de 15 mil pessoas.
A Embratur vai participar através da Embratur Lab, seu escritório de inovação tecnológica que atuará para estimular o surgimento de soluções para os problemas do turismo no Brasil através de parceria com startups.
Em reunião realizada em 17 de março, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, trataram de parcerias para impulsionar a Embratur Lab, que terá sede na capital fluminense.
“A gente quer uma parceria permanente com a prefeitura do Rio exatamente no campo da inovação, e começar por esse evento é muito importante. Vamos trabalhar juntos para identificarmos os problemas e buscar assim soluções para o turismo através da tecnologia. E vamos testar essas soluções aqui no Rio, vai ser nosso grande laboratório de inovação”, destacou Freixo.
Na reunião, Freixo e Paes também acordaram em buscar parceria com o Ministério do Meio Ambiente para qualificar assim a gestão do Parque Nacional da Tijuca, que tem como principal atrativo o Cristo Redentor. Os gestores também se comprometeram a marcar novas rodadas de conversa com a gestão do aeroporto Galeão, bem como com o Ministério de Portos e Aeroportos, para tratar da qualidade do serviço prestado no terminal.
“Estamos trabalhando juntos, dois cariocas, ainda bem que o (presidente) Lula colocou um cara do Rio na Embratur”, destacou Eduardo Paes. “A Embratur tem no Rio de Janeiro, obviamente, a porta de entrada quando se fala do turismo brasileiro para fora. Então, a Embratur vai abrir escritório de inovação no Rio de Janeiro e trabalhar junto com a prefeitura”, completou Freixo.
Também participaram da reunião os diretores da Embratur Roberto Gevaerd, de Gestão e Inovação, e Jaqueline Gil, de Marketing, Negócios e Sustentabilidade, bem como os secretários municipais de Turismo, Dani Maia, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.