O stopover é uma prática comum entre viajantes de diversos países do mundo. Ele consiste numa parada intermediária em um local antes do destino final. É uma oportunidade portanto para o visitante conhecer assim novos lugares sem a necessidade de adquirir separadamente as passagens aéreas ou ter algum custo adicional. Cidades que contam com muitas conexões de voos se destacam na modalidade.
Um grande exemplo de sucesso como país é Portugal. O serviço é o foco da mais nova fase da campanha de comunicação do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), lançada durante a WTM Latin America, que acontece no Expo Center Norte.
“Estamos animados com o momento para o turismo no estado. O stopover em São Paulo já havia sido criado pelas empresas aéreas nacionais para a capital no final de 2019, quando a campanha de publicidade estava em uma fase de apresentação da marca ‘SP Pra Todos’ e de São Paulo como um destino plural, mostrando as riquezas do interior. Na época, ao decolar para o próximo passo, a pandemia da COVID-19 pivotou qualquer forma de promoção turística, que vem sendo retomada em sua plenitude e força”, comemora Toni Sando, presidente executivo do SPCVB.
“Podemos promover ainda mais os destinos paulistas a partir do stopover na capital e grande São Paulo, que conta com três dos principais aeroportos do Brasil, grandes hubs das malhas aéreas de voos nacionais e internacionais”, completa.
“A partir de fevereiro de 2019, quando houve a primeira redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), as empresas aéreas criaram mais de 700 novos voos, nacionais e regionais, ampliando malha, frequência e destinos atendidos. Com a criação do stopover, houve aumento de mais viajantes para São Paulo, contribuindo assim com o fortalecimento do turismo no estado”, aponta Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
“Em paralelo aos esforços de comunicação, a entidade vem trabalhando junto ao poder público em nível estadual e federal para tornar o setor mais competitivo, frente ao mercado internacional, buscando dessa forma maneiras de tornar as passagens mais acessíveis sem comprometer a saúde financeira da cadeia produtiva”, acrescenta.
Toni Sando detalha que São Paulo já possui, há décadas, o turismo de negócios e eventos bem estabelecido, e que a campanha iniciada em 2019 abriu assim um leque de oportunidades para o lazer, entretenimento, sendo complementada, agora, com a nova fase: #TOPOVERSP.
“O ‘SP Pra Todos’ deu luz ao turismo no estado de São Paulo para viajantes do Brasil e do mundo, promovendo além da capital, praia, campo, aventura, natureza, gastronomia, fé e muito mais. São Paulo entrou assim na rota dos viajantes. Em um jogo de palavras que transforma o ‘Stopover SP’ em ‘Topo ver São Paulo’, o público, hoje, é convidado a conhecer essa face ainda mais a fundo do estado. De tal maneira, todo o conteúdo criado será válido para paulistas, paulistanos, brasileiros e estrangeiros, estejam em conexão ou não, que queiram conhecer e aproveitar os destinos paulistas”.
“O ‘SP Pra Todos’ segue avançando em sua missão de promover o turismo no nosso estado. Com seus desdobramentos, a campanha divulga os atributos dos destinos para o público final, mostrando a pluralidade e riqueza de nossas regiões. É importante destacar que a divulgação do stopover direcionado ao trade especializado reforça assim o valor da cooperação e soma de esforços do setor público com os do privado, promovendo de forma inteligente o setor”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. A campanha contará com anúncios e conteúdo para mídia impressa, live marketing, digital e out of home. Para saber mais sobre o stopover, acesse visitesaopaulo.com.