Início Governos Argentinos representam 40% dos visitantes anuais

Argentinos representam 40% dos visitantes anuais

1072
0
COMPARTILHAR

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, vem discutindo com representantes da Policia Federal os detalhes do sistema que agiliza a entrada de argentinos no Brasil. Por meio de um cadastro preliminar, o acesso dos turistas dos países vizinhos será mais rápido. A checagem será feita por meio eletrônico.

Em fase piloto, o sistema atende apenas os visitantes argentinos que entram no país por Uruguaiana. Após o teste, iniciado recentemente, a facilidade pode ser expandida para outras portas de entrada. A ideia é beneficiar todas as nacionalidades do Mercosul.

O Brasil recebeu 2,67 milhões de turistas argentinos em 2017. O número representa 40% do volume total dos visitantes internacionais que estiveram no país. Mais da metade (1,38 milhões) dos turistas do país vizinho entrou via terrestre. Uruguaiana (RS) é o principal ponto de acesso dos argentinos no Brasil.

Uruguaiana, às margens do Rio Uruguai, é a maior porta de entrada de turistas argentinos

Entrada será facilitada por aplicativo de celular

Para facilitar a entrada dos argentinos e movimentar o turismo no Brasil, a Polícia Federal implementou um sistema que permite o acesso rápido àqueles que fizeram um cadastro preliminar. Basta o turista apresentar o cadastro impresso com código de barras ou em aplicativo de celular. Tudo sem precisar descer do carro.

“Na fase inicial, o sistema passará a funcionar apenas em Uruguaiana para os argentinos. A ideia é expandir para outros pontos de controle. Depois estenderemos a outras nacionalidades no próximo ano”, comentou a diretora executiva da Polícia Federal, Silvana Borges.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a iniciativa é extremamente importante para movimentar o turismo. “O turista não pode ficar por mais de 10 horas num engarrafamento para acessar um destino. Se isso acontece, ele tende a buscar outras opções. Precisamos desses visitantes para gerar empregos e movimentar a economia do país”, comentou o ministro.

Os documentos exigidos para o pré-cadastro são os mesmos do acesso convencional. E não há custo adicional para o visitante internacional fazer o registro preliminar.

Outra novidade no sentido de facilitar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil é o acesso rápido para os visitantes dos países beneficiados pelo visto eletrônico. São eles: Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos. Nos aeroportos do Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Campinas (SP), os viajantes dessas nacionalidades podem entrar no Brasil em filas específicas equipadas com leitor ótico, num sistema totalmente automatizado.

Implantado em outubro de 2017, o visto eletrônico gerou um aumento de pedidos de entrada no Brasil de 43% nos quatro países beneficiados. Levando em consideração o gasto médio desses turistas, a medida injetará US$ 71,5 milhões a mais na economia brasileira por ano.