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Cinema e Turismo podem prosperar juntos

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Os anos de 1970 marcam o auge da popularidade do cinema brasileiro. Em 1992, apenas um filme brasileiro de longa metragem estreou. Incentivos fiscais criados no governo Fernando Henrique Cardoso, deram início assim ao “cinema de retomada”. A cota de tela, lei que estabelece a obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais no circuito exibidor e na TV paga, voltou a ser discutida desde setembro de 2021, quando deixou de valer. Em julho de 2022, terceiro mandato do governo Lula, foi criada a Lei Paulo Gustavo. São R$ 4 bilhões para incentivar a cultura e garantir ações emergências decorrentes do período da pandemia, que impactou assim como o turismo de forma trágica o setor cultural nos últimos anos.

Dia 25 de setembro, às 9h30, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal promoveu no auditório n.º 1, do Museu Nacional da República, reunião aberta com o Conselho de Cultura do Distrito Federal e os agentes culturais e para os interessados em discutir as linhas de apoio para os editais da Lei Paulo Gustavo.

Neste contexto, a promotora de eventos Conteúdo Brasil, detentora das marcas “São Paulo Mais Perto” e “Brasil Mais Perto”, APPs de promoção turística, propõe realizar no Brasil, em 2024, o FIFT BRASIL – Festival Internacional de Filmes de Turismo.

Cinema e Turismo podem prosperar juntos
Suzi Camargo, CEO da Conteúdo Brasil

O FIFT BRASIL tem como parceiros os produtores do Festival ART&TUR, estreado em Barcelos, Portugal, em 2008, e que vem cumprindo, nos últimos anos, eficazmente dessa forma a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em âmbito global.

A 16ª edição do Festival ART&TUR será realizada de 24 a 27 de outubro de 2023, na cidade Caldas de Rainha, em Portugal, integrada ao Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

Pela primeira vez o Festival ART&TUR abre espaço para o Brasil na programação (https://tourfilm-festival.com/wp-content/uploads/2023/09/programa-pt.pdf) e por iniciativa da Conteúdo Brasil, com apoio institucional da Embratur e do Ministério do Turismo. A empresa, comandada por Suzi Camargo, ex-presidente da ABEOC-SP, é também a organizadora do Salão São Paulo de Turismo, da Bird Week, assim como outras feiras e eventos.

“A linguagem audiovisual é cada vez mais estratégica para a promoção de destinos turísticos. O potencial turístico do Brasil, que ocupa posição de liderança no ranking dos países com mais atrativos turísticos naturais e o oitavo lugar em atrações culturais, pode prosperar portanto em sinergia com a retomada da popularidade do cinema brasileiro. Basta vontade política e engajamento da sociedade civil organizada”, aposta Suzi Camargo, CEO da Conteúdo Brasil em nome de toda diretoria.

Cinema e Turismo podem prosperar juntos

Durante a 50ª edição da ABAV Expo, a Embratur lançou um concurso inédito de curtas-metragens ‘Brasil com S’, que irá selecionar projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.

A iniciativa vem ao encontro – e em total sinergia – com a proposta da Conteúdo Brasil Feiras e Eventos que, ao realizar em 2024 o FIFT Brasil, pretende desenvolver ações que ampliem a visibilidade dos destinos brasileiros a partir de obras audiovisuais. Do mesmo modo, ao associar o marketing turístico internacional do setor audiovisual, também promover o Brasil como um destino film friendly.

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