Quando se trata de intercâmbio, muitos estudantes buscam os destinos mais tradicionais e populares. Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália são os mais escolhidos. No entanto, um número crescente de jovens aventureiros está ampliando seus horizontes e optando por países fora do óbvio para enriquecer sua experiência de intercâmbio. África do Sul, Malta, México e Argentina emergem assim como destinos alternativos que oferecem uma infinidade de oportunidades para quem busca aprendizado de uma nova língua, imersão cultural e trabalho.
Em sua maioria, os destinos mais procurados por intercambistas acabam concentrando grande parte dos brasileiros. Por isso, a escolha de lugares considerados “fora do comum” pode ser uma boa alternativa. Principalmente, para quem deseja aprimorar a língua e conhecer a cultura de locais diferentes. Além disso, esses destinos alternativos oferecem uma perspectiva única sobre o mundo e proporcionam aos estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes de maneira significativa.
“Além de uma educação de qualidade, esses países oferecem uma riqueza de experiências culturais e aventuras que moldarão a vida dos intercambistas de maneira inesquecível. Outro ponto interessante é que escolher um país fora do óbvio pode ser uma boa oportunidade para economizar, já que o custo pode ser mais baixo do que a escolha por destinos mais populares, por exemplo”, avalia Basilio Carvalho, diretor da wta Intercâmbio.
Para fugir do óbvio
Alguns destinos alternativos para intercâmbio proporcionam uma oportunidade única de explorar o mundo de maneira profunda e significativa. Os estudantes que optam por esses países têm a chance de vivenciar a diversidade cultural e aprender novos idiomas. Além de mergulhar em paisagens espetaculares e construir assim memórias que durarão a vida toda. “De forma geral, fazer o intercâmbio é a chance de construir uma carreira acadêmica no exterior e ter um certificado internacional no currículo”, destaca Carvalho.
África do Sul: diversidade cultural
Com a volta da demanda por voos diretos partindo do Brasil, a África do Sul vem ganhando destaque como um destino de intercâmbio em decorrência da diversidade cultural, paisagens e programas acadêmicos de alta qualidade, o que a torna um dos destinos mais ricos em diversidade cultural do mundo.
Os brasileiros que optam por estudar neste país têm a oportunidade de mergulhar em uma experiência multicultural, além de poderem apreciar paisagens exuberantes que vão de safáris a praias deslumbrantes e cidades vibrantes.
Malta: beleza no Mediterrâneo
Malta, com suas praias de águas cristalinas, arquitetura histórica e atmosfera mediterrânea encantadora, é um destino de intercâmbio único que vem atraindo estudantes de todo o mundo. Embora pequeno no tamanho, Malta oferece uma atmosfera multicultural e uma grande variedade de escolas de idiomas que certamente são ótimas para aprender ou aprimorar o inglês, já que é um dos idiomas oficiais do país.
México: encanto na América Latina
Tesouro escondido para estudantes que desejam se aprofundar na cultura latina e aprender espanhol, o México é uma das escolhas fora do óbvio para quem quer fazer intercâmbio na América Latina. A rica herança histórica e artística, juntamente com sua deliciosa culinária, tornam-no um lugar único para estudar. Além disso, a imersão na língua espanhola é uma oportunidade valiosa para estudantes que buscam fluência no idioma.
Argentina: além do tango
Conhecida por sua paixão pelo tango, futebol e carne, a Argentina também oferece uma educação de alta qualidade para quem quer aprimorar o espanhol. Os estudantes que escolhem a Argentina para o intercâmbio têm a oportunidade de explorar a cultura rica e diversificada do país enquanto cursam programas acadêmicos de excelência.
“Esses destinos alternativos para intercâmbio oferecem uma perspectiva única sobre o mundo e proporcionam aos estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes de maneira significativa. Além de uma educação de qualidade, esses países oferecem uma riqueza de experiências culturais e aventuras que moldarão a vida dos intercambistas de maneira inesquecível”, finaliza Basilio Carvalho, diretor da wta Intercâmbio.
Mercado em alta
Estudar fora é um investimento e uma decisão importante que vai impactar diretamente a carreira, a vida e as finanças do estudante. Dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) revelam que o mercado brasileiro de educação internacional registrou um crescimento de 18% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019, consolidando o envio de mais de 455 mil estudantes ao exterior.
Ainda de acordo com o estudo, fazer o intercâmbio está nos planos de 75% dos estudantes brasileiros; o principal objetivo para a realização dessa experiência é a oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, representando 45% das motivações. Em seguida, o interesse em investir no idioma representa 29%, enquanto vivenciar a experiência internacional que combina estudo, trabalho e turismo representam 10%.