Hoje, 09 de novembro, comemoramos o Dia do Hoteleiro e os 87 anos de atuação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional. Gostaria de adicionar mais um motivo para celebração: o nosso renascimento como indústria. E, quando falo em indústria, me refiro à sua definição clássica que é a de transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando força humana, máquinas e energia.
A hotelaria é uma indústria que transforma as belezas naturais, possibilidades de experiências e atrações culturais em destinos. Muitas vezes é a partir da instalação dos primeiros meios de hospedagem que uma localidade passa a receber visitantes em maior número. E com isso estimula diversas outras atividades econômicas na região, e torna-se de fato um lugar turístico.
Esse ano que já está chegando ao fim trouxe muitas conquistas para a hotelaria brasileira. Entre as principais, está o reconhecimento por parte do Poder Legislativo Federal da relevância do setor na geração de emprego e renda para o nosso povo.
Conseguimos que o setor continuasse no Perse e conquistamos estar entre aqueles que têm regime diferenciado na Reforma Tributária. E, após isso, criamos em menos de um mês a Frente Parlamentar Mista da Hotelaria, com 246 assinaturas, incluindo 29 senadores e 217 deputados.
A união do setor demonstrou que a hotelaria, por ser muitas vezes o principal motor do turismo, precisa receber a atenção proporcional à sua relevância como indutora de novos destinos e parte fundamental da sua cadeia produtiva.
Hoje, podemos afirmar que a indústria de hotéis renasceu e apareceu. Parabéns para aqueles que vêm se dedicando, trabalhando, investindo e se qualificando! Nosso reconhecimento também aos visionários que, ao fundarem a primeira entidade do trade de turismo no Brasil em 09 de novembro de 1936, a ABIH Nacional, se posicionaram como uma indústria de serviços. O sonho de vocês está cada vez mais perto de se tornar realidade! Feliz Dia do Hoteleiro!