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WTM Latin America anuncia expectativa e primeiros indicadores da edição 2024

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27.044 profissionais de viagem. Com exceção dos times operacionais, esse é o número exato de pessoas que participaram da décima edição da WTM Latin America, realizada em 2023. O número significou um aumento de 37% em relação à edição anterior (2022), que já havia sido maior do que sua última edição presencial, em 2019. Ao lado destes profissionais estavam 5.581 representantes de 623 empresas expositoras em uma área comercializada que cresceu 8% edição de 2023.

WTM Latin America anuncia expectativa e primeiros indicadores da edição 2024

Mais do que números, estes indicadores destacam a força e consolidação do evento que, na edição de 2024, destacará o protagonismo de todos os integrantes da indústria – incluindo o viajante – como tema central de reflexão e a ser debatido amplamente pelo setor.

A WTM Latin America 2024 ocorre entre 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, enfatizando o papel que cada profissional e empresa de diferentes segmentos têm na criação coletiva de um futuro inovador, diverso e sustentável para toda indústria.

Com uma planta que segue o mesmo layout de 2023, pensado para otimizar ainda mais o fluxo e melhorar assim a experiência dos visitantes, a edição de 2024 da WTM Latin America manterá a sinalização por cores que indicam a localização de expositores a partir do piso, o que facilita ainda mais a visitação.

“Ter a planta organizada é uma estratégia que traz um grande diferencial para o evento, uma vez que isso economiza o tempo de quem está em busca de fornecedores”, diz Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, confirmando o crescimento de aproximadamente 10% na área de exposição.

A evolução em área de exposição, citada por Bianca se dá não só pela ampliação de espaços como a área reservada a destinos internacionais ou como Tour Operator Area, mas também pelo aumento de estandes já existentes por meio do aumento de empresas coexpositoras. “Esse é um movimento que reflete o comportamento do mercado de diferentes entes governamentais que atuam como plataforma de promoção para seus respectivos setores privados”, diz a executiva.

Assim como a planta geral e áreas específicas, também o número de visitantes deve crescer na casa de 5%, de acordo com os estudos já realizados pela WTM Latin America. “A projeção conservadora de um aumento de 5% na visitação para a edição da WTM Latin America de 2024 leva em conta nosso crescimento significativo de 37% entre 2022 e 2023. Acreditamos assim que já atingimos grande parte do nosso público prioritário e esta  previsão reflete nossa abordagem prudente diante desse sucesso recente, mantendo um equilíbrio entre a expansão contínua e a qualidade do evento”, avalia Bianca Pizzolito.

Novo time a partir do Brasil

A gestão da WTM Latin America está a cargo da Head Bianca Pizzolito, que conta com o trabalho dos times de marketing e comercial, respectivamente sob responsabilidade de Virgínia Marques e Cláudia Delfino. As três são executivas que já atuavam na RX e na WTM Latin America. “Valorizar os talentos internos é reconhecer a história de dedicação e empenho da equipe ao longo destes anos, assim como reconhecer a capacidade técnica que temos dentro de casa”, diz Bianca Pizzolito.

As executivas destacam o desafio de manter as raízes já estabelecidas pela WTM Latin América, sem deixar de abrir espaço para o novo, e comemoram integrar um momento bastante especial na companhia RX. Hoje, a WTM conta com mulheres na liderança de todo seu portfólio mundial, incluindo, além da edição latino-americana, as edições de Londres, Dubai e África.

Para Vasyl Zhygalo, diretor mundial do Portfólio WTM e IBTM, “a RX, de modo geral, é uma empresa conectada com as temáticas de sustentabilidade, diversidade e inclusão. Para nós, é muito importante ser parte atuante deste movimento de mudança, trazendo dessa forma o olhar, a estratégia e a força de mulheres para a gestão do evento.”

Conselho Consultivo

Ana Biselli Aidar, presidente da Resorts Brasil; Bruno Reis, gerente de Mercado, Feiras e Eventos da Embratur; Danielle Roman, presidente da Interamerican; Estella Farina, diretora-geral da NCL; Fabio Godinho, CEO da CVC Corp; Fabrício Amaral, presidente do Fornatur; Luis Ferrinho, presidente da Omnibees; Mariella Volppe, chefe de Difusão do Ministério de Turismo do Uruguai; Natalia Pisoni, coordenadora da Inprotur, Paola Gómez, representante do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil e Patrick Yvars, Travel Industry Sales Director – Latin America da Visit Orlando, são os 11 nomes dos integrantes eleitos para o Advisory Board da WTM Latin America, que tem Mariana Aldrigui na presidência da gestão 2023-2025. Os executivos assumem o mandato atuando junto com a equipe na discussão de tópicos estratégicos de seus respectivos setores, enriquecendo assim a estratégia do evento com importantes contribuições do mercado.

Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, destaca a importância do trabalho e contribuição destes executivos. “Estamos em um momento muito importante de nosso evento, que já está consolidado de diferentes formas e, exatamente por isso, nos instiga a encontrar portanto novas oportunidades de desenvolvimento e de atuação a partir de novos olhares que levam em conta as mudanças que ocorreram e ainda vão ocorrer em nosso setor”, diz.

A executiva complementa que “este é um conselho forte e diverso, capaz de antecipar tendências e trabalhar, construindo assim um futuro pautado nelas. Para nós, reunir tantos membros que representam a região em um conselho que gera discussões de alto nível e que reforçam dessa forma o aspecto latino-americano do evento é motivo de muito orgulho e certeza de assertividade”.

Mariana Aldrigui reforça a explicação de Bianca Pizzolito ao destacar que a própria composição do conselho, com profissionais de diferentes países latino-americanos, garante que o evento contemple dessa forma temas e desafios regionais. “São pessoas ativas no mercado, que trabalham em diferentes segmentos há bastante tempo e têm portanto um grande repertório em relação a impactos, soluções e desafios”, diz.

Tendências mundiais

Entre as tendências mundiais apresentadas, um destaque foi a entrada estratégica da Arábia Saudita na região latino-americana a partir da WTM Latin America. A notícia foi divulgada por Vasyl Zhygalo, diretor mundial do Portfólio WTM e IBMT, ao anunciar a parceria global confirmada durante a WTM Londres.

“Temos o prazer de dar as boas-vindas à Saudi como o primeiro parceiro global de viagens da WTM. A Saudi tem metas ambiciosas para expandir seu setor de turismo e nossos shows oferecem uma oportunidade incomparável para a Arábia Saudita partilhar a sua diversificada gama de ofertas turísticas e oportunidades de investimento com os principais compradores comerciais e meios de comunicação de todo o mundo”, conta o executivo.

O executivo também destacou a importância dos dados do WTM Global Report, um compilado exclusivo de pesquisas globais realizado e apresentado na WTM Londres, que fornece assim uma análise aprofundada do desempenho do setor em 2023 e uma visão abrangente em relação às perspectivas em viagens de lazer nacionais e internacionais para os próximos anos.

Editado em parceria com pesquisadores da Tourism Economics, empresa da Oxford Economics, o relatório de 70 páginas utiliza um extenso banco de dados de empresas atuantes na  indústria do turismo de 185 diferentes países para fornecer as análises tanto sob a perspectiva de destinos turísticos quanto de mercados emissores e revelar dessa forma dados relacionados a fluxos de visitação, noites e gastos. O documento também considera os impactos de desafios como inflação, redução do custo de vida, greves, escassez de pessoal e crises naturais, entre outros, na atividade.

O recorte dedicado às Américas mostra a recuperação dos negócios pelas empresas de viagens nos principais mercados, impulsionada pelo aquecimento do turismo interno. O relatório projeta que o segmento doméstico no continente americano feche o ano de 2023 com valores 31% superiores aos obtidos em 2019 e mostra todos os países com resultados melhores do que os apresentados no último ano antes do início da pandemia.

Na análise por país para 2023, o Brasil ocupa a terceira posição no turismo doméstico e deve mantê-la em 2024. A previsão é finalizar este ano com aumento de 118% sobre os resultados pré-pandemia – atrás do México, que deve ter aumento de 144%, e dos Estados Unidos, com projeção de crescer 130% nos gastos internos. Outro destaque vai para a Venezuela, sétimo mercado interno da região, mas que deve crescer 325% no doméstico, comparado a 2019.

Em relação à recepção de viajantes internacionais, entretanto, as projeções mostram resultados aquém dos apresentados no pré-pandemia, tanto em volumes quanto em valores para o conjunto de mercados americanos. A expectativa é que a região receba 117 milhões de viajantes de lazer em 2023, número portanto 4% menor em relação a 2019, com lucro 2% abaixo.

O relatório aponta que o lazer receptivo dos Estados Unidos, maior mercado da região, apresentará queda de 17% neste ano, mas irá se recuperar em 2024, quando deverá ficar 8% acima do resultado apresentado em 2019. Entre os destaques positivos, dois países figuram com projeções que os colocam em segundo e terceiro lugar no ranking das Américas: o México, com perspectiva de crescer 128% em relação a 2019; e o Canadá, com projeção de subir 107%. O Brasil deve registrar 112% de aumento no inbound, o que o coloca na sétima posição em 2023.

Na foto de capa: Vasyl Zhygalo, diretor mundial do Portfólio WTM e IBTM ao lado de Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.