Conhecida como “a cidade que nunca dorme”, “a capital do mundo” ou “A Grande Maçã”, Nova York é famosa por sua efervescência cultural. A fim de mostrar uma parte de como é essa cidade, o Cultura Digital, canal oficial da TV Cultura no YouTube, estreia nesta quarta-feira (16/1) a série Cultura em Nova York. Ela é exclusiva para o ambiente on-line.
Berço de diversos movimentos artísticos que explodiram ao redor do mundo, como o jazz e o hip hop, a cidade norte-americana se reafirma como centro cosmopolita com os mais de 800 idiomas falados em seu território.
A produção é guiada pela videorrepórter Eloá Orazem. Ela já desvendou lugares, curiosidades e memórias preservadas na Rússia, no período da Copa 2018.
Para Eloá, por ser uma metrópole em constante mudança, “Nova York é uma cidade que te provoca”. Por isso, foi escolhida como o destino da vez para ter sua cultura local explorada.
Leia também: Rota da música leva turistas a conhecerem ritmos americanos
Jornalista da Cultura Digital viajou sozinha
E tudo isso em meio a mais um desafio: viajar apenas com uma câmera, uma mala e sua própria companhia. “É maravilhoso e muito desafiador estar sozinha. Eu fico muito aberta. A agenda é minha para viver e desvendar todas aquelas histórias. Isso me ensina a ser melhor e me dá uma potência tamanha enquanto jornalista”.
Em três episódios, a série une o jornalismo tradicional ao mundo já conhecido dos vloggers e youtubers. Em formato e edição descontraídos, a série explora os temas: gastronomia, em que Eloá prova delícias inusitadas da cidade, como o cronut – uma mistura de croissant e donut – e o Impossible Burger –versão vegana do lanche criado pelos americanos que se espalhou pelo mundo; o universo da Broadway, que conta com uma entrevista exclusiva com o especialista e diretor Gene Fisch Jr.; e espaços de quietude e serenidade em meio ao caos de Nova York, como um centro destinado à meditação indiana Kirtan.
“Muita arte, muitos profissionais, muita cultura. Isso te instiga a querer saber mais, te desafia e também testa seus conhecimentos”, reforça a repórter sobre a variedade encontrada.
Serviço:
Cultura em Nova York
Às quartas-feiras, a partir de 16 de janeiro
No canal do YouTube Cultura Digital