Com inúmeras opções de maquininhas de cartão disponíveis no mercado, escolher a ideal não é tarefa fácil. A variedade de opções é grande e o uso do equipamento tem acompanhado a diversidade do segmento. Segundo dados do Sebrae, no ano passado houve aumento de 19% no uso das maquininhas de cartão, em comparação com 2016.
Por conta do constante crescimento do mercado, cada vez mais empresas deste ramo aparecem como novas opções para o consumidor e o empresário. Apesar de Cielo e Pagseguro serem as mais conhecidas, existem outras opções disponíveis. Na verdade, a principal explicação do aumento da procura se deve aos novos concorrentes disponíveis no mercado. Isso tornou as taxas mais competitivas e acessíveis.
Com tantas opções, se a dúvida é: como escolher a maquininha ideal?, um serviço de comparação é a melhor opção para o momento.
Como funcionam as maquininhas de cartão?
Geralmente, elas costumam aceitar quatro tipos de cartões: crédito, débito, vale-alimentação e vale-refeição. Por este motivo, é importante escolher bem, já que, quanto mais opções de pagamento você oferecer para o seu cliente, maior é a chance de receber os pagamentos por seus produtos e serviços.
Taxas
O valor de uma maquininha pode variar. A maioria delas oferece a opção de compra ou aluguel. Além disso, existem algumas taxas que são cobradas em cima das transações feitas.
Prazos
O plano contratado pelo empreendedor será o principal fator para estipulação do prazo de pagamento. Em relação ao débito, a maioria costuma pagar em até 2 dias, enquanto o valor do crédito pode demorar 2, 14 ou até 30 dias. É importante considerar que é possível receber o dinheiro em prazos mais curtos. No entanto, será necessário pagar taxas maiores.
Tipos
Ainda que ofereçam um serviço semelhante, existem algumas particularidades que devem ser avaliadas na hora de adquirir uma das maquininhas de cartão. As combinações disponíveis permitem que o interessado escolha o seu dispositivo – com chip, fio, impressora e afins. Este é um ponto importante para voltar a comparar todas as alternativas ao seu alcance.
Vantagens
Além de oferecer mais opções de pagamento, as vantagens também são um ponto interessante, que chamam a atenção dos comerciantes. Sair na frente da concorrência é algo interessante para quem deseja vender seus produtos e serviços.
Outro fator importante, é que através dos pagamentos em cartão é possível diminuir o risco de inadimplência, o que previne calotes. A opção de armazenar troco também é um ponto positivo (em momentos de delivery, isso irá facilitar bastante a vida do consumidor).
No entanto, para obter todas as vantagens para o seu negócio é imprescindível comparar as opções e planos disponíveis. Caso você faça escolha por impulso sem fazer nenhum tipo de pesquisa, é bem provável que todos estes benefícios desapareçam.