Início Destinos Desvendamos Barbados, destino turístico em ascensão no mercado latino-americano

Desvendamos Barbados, destino turístico em ascensão no mercado latino-americano

243
0
COMPARTILHAR

Barbados, conhecida como a Joia do Caribe, tem se destacado como um destino turístico imperdível para viajantes, investidores e profissionais do setor na América Latina. Com sua riqueza cultural, paisagens deslumbrantes e gastronomia diversificada, a ilha atrai cada vez mais atenção e investimentos.

Desvendamos Barbados, destino turístico em ascensão no mercado latino-americano

O recente aumento na infraestrutura, incluindo a inauguração do Wyndham Grand Barbados – Sam Lord’s Castle Resort, reflete assim o compromisso contínuo de Barbados em oferecer experiências excepcionais aos visitantes. Além disso, a ilha tem investido no turismo esportivo, sediando uma variedade de eventos emocionantes, desde críquete até corridas de carros e competições de surfe.

Como parte de sua estratégia de crescimento, Barbados está participando ativamente de feiras comerciais, como a WTM Latin America, buscando dessa forma fortalecer parcerias e atrair mais viajantes latino-americanos. Com uma ênfase na conectividade aérea e na hospitalidade calorosa, Barbados está pronta para receber os brasileiros com uma variedade de experiências autênticas e inesquecíveis.

Corey Garrett

Confira a entrevista com Corey Garrett, diretor para o mercado latino-americano da Barbados Tourism Marketing Inc. (BTMI):

Marco Zero: Como você descreveria Barbados?

Corey Garrett: Barbados é verdadeiramente a Jóia do Caribe, oferecendo uma variedade diversificada de atividades, paisagens deslumbrantes e uma riqueza de delícias culinárias para os viajantes da América Latina. Renomada como a capital culinária do Caribe e aclamada como o berço do rum, Barbados possui mais de 400 estabelecimentos gastronômicos que atendem a todos os paladares. É um destino que capta a essência do Caribe, oferecendo uma experiência única e autêntica como nenhuma outra.

Marco Zero: Barbados recebeu muitos investimentos em infraestrutura no último ano. Qual foi o montante investido e o que há de novo?

Corey Garrett: Barbados de fato viu um investimento significativo em sua infraestrutura ao longo do último ano, refletindo seu compromisso em se tornar um destino sustentável de primeira linha para investidores. E estamos continuando esse crescimento nos destinos por meio do aumento na conectividade e parceiros hoteleiros, buscando assim expandir nossas ofertas para viajantes, famílias e MICE.

Por exemplo, o Wyndham Grand Barbados – Sam Lord’s Castle Resort foi inaugurado no início de 2024 e é um de nossos mais novos produtos hoteleiros. A propriedade foi construída entre jardins tropicais e vistas deslumbrantes para o oceano. Com foco em viver de forma sustentável, possui 422 quartos e comodidades projetadas com reuniões e eventos no centro, sendo um dos primeiros resorts distintamente eco-luxuosos e sustentavelmente projetados no Caribe.

Em termos de novos desenvolvimentos, Barbados continua a apresentar uma variedade de experiências para os viajantes. Através da parceria com Chukka Caribbean Adventures, a atração de tirar o fôlego Harrison’s Cave foi reformulada para oferecer muito mais do que passeios pelo intricado sistema de cavernas. Atualmente, é um Parque de Aventuras Ecológicas, apresentando um curso de Desafio do Desfiladeiro, trilha pela natureza, aviário de pássaros e tirolesa para os visitantes experimentarem.

Além disso, a Barbados Port Inc. está passando pelo Projeto de Desenvolvimento e Expansão do Porto, incluindo um Novo Berço no Porto de Bridgetown, que será concluído em 2024, facilidades de marina expandidas e seis pontos de ancoragem adicionais na Costa Oeste e Speightstown. As instalações de marina expandidas com amenidades de lazer, recreação e gastronomia estão previstas para serem concluídas em 2024. Também estamos avançando com a conclusão de dois pontos de ancoragem para pequenos navios de cruzeiro em Speightstown e a construção de quatro pontos de ancoragem para super iates na Costa Oeste.

Em geral, Barbados continua a inovar e investir em sua infraestrutura turística, oferecendo portanto um destino cativante para viajantes em busca de experiências inesquecíveis no Caribe.

Desvendamos Barbados, destino turístico em ascensão no mercado latino-americano

Marco Zero: O carnaval terminou recentemente no Brasil. Haverá uma campanha para que os brasileiros aproveitem o carnaval de Barbados em agosto? Existe ou existirá uma campanha publicitária ou um plano de ação? Ou o foco da publicidade do destino envolve outras coisas?

Corey Garrett: Quero convidar os brasileiros para conhecerem nosso Carnaval, o Crop Over. Estamos sempre explorando oportunidades para mostrar Barbados como um dos principais destinos para viajantes do Brasil e de outros países. Este ano, o Crop Over Festival comemora 50 anos, e esperamos atingir o amor dos brasileiros pelo Carnaval não apenas por meio de esforços contínuos de marketing, mas também com a criação de uma promoção dedicada a esse mercado, à medida que continuamos a entender o cenário e a crescer na região.

Ambas as celebrações estão profundamente enraizadas nas ricas tradições culturais, apresentando uma fusão vibrante de música, dança, patrimônio e fantasias. Os festivais servem como plataformas para a expressão cultural e a unidade, reunindo pessoas de todas as esferas da vida.

Desde nossos renomados festivais, como o Crop Over, até nossas praias imaculadas, rica herança cultural e eventos esportivos empolgantes, nosso objetivo é atrair os viajantes brasileiros que buscam aventura e lazer, assim como um encontro cultural vibrante.

Marco Zero: O turismo esportivo tem sido um investimento recente em Barbados ou você sempre trabalhou com esse nicho da indústria?

Corey Garrett: O turismo esportivo tem sido há muito tempo um pilar da indústria de turismo de Barbados, refletindo a rica herança esportiva da ilha e paixão por esportes individuais e em equipe. Os barbadianos são conhecidos por seu entusiasmo pelos esportes e os visitantes podem se envolver em uma ampla gama de atividades emocionantes em toda a ilha, pois oferecemos algo para todos os tipos de entusiastas de esportes. Hospedamos diversos eventos ao longo do ano, atendendo a interesses e preferências diversos.

Desvendamos Barbados, destino turístico em ascensão no mercado latino-americano

Como destino, estamos nos tornando um centro de eventos esportivos, incluindo pólo, surfe, críquete, corridas de cavalos e automobilismo, tudo em um único destino. Este ano, Barbados sediará a partida final do próximo Campeonato Mundial de Críquete T20 do Conselho Internacional de Críquete, juntamente com outras 8 partidas. A final do ICC T20 Cricket World Cup 2024 será realizada no Mecca do Caribe, Kensington Oval.

A ilha possui sete campos de golfe de classe mundial, incluindo Westmoreland, Apes Hill, Barbados Golf Club, Rockley Golf Club, Sandy Lane Old Nine, Sandy Lane Country Club e Sandy Lane Green Monkey Golf Course. Também anunciamos uma Parceria Oficial de marketing de vários anos que designa o braço de turismo do país como Patrocinador Oficial de Turismo do PGA TOUR e do PGA TOUR Champions. Esses campos de golfe estarão no centro de nossos esforços de marketing em vários eventos do PGA Tour.

Há também as corridas de carros, já que Barbados é conhecida como a ilha do automobilismo. De maio a junho, a ilha sedia o Rally Barbados, que se tornou um dos maiores eventos anuais de esportes motorizados do Caribe. Nossa temporada de polo está em andamento, a semana de vela acabou de terminar em janeiro e o WSL Barbados Surf Pro foi realizado de 18 a 24 de março. Este evento é o maior evento de surfe do Caribe e faz parte da Série de Qualificação (QS) da América do Norte 2022/23. Foi recentemente atualizado para um QS 5.000, destacando sua importância no mundo do surfe. Esses eventos não apenas contribuem para a economia turística da ilha, mas também oferecem assim uma oportunidade para os visitantes se envolverem na cultura e hospitalidade barbadianas enquanto desfrutam de experiências esportivas e de entretenimento de classe mundial.

Desvendamos Barbados, destino turístico em ascensão no mercado latino-americano

Marco Zero: Quais são as feiras da indústria do turismo em que Barbados participa todos os anos?

Corey Garrett: Barbados está comprometida em fortalecer sua presença no mercado latino-americano por meio da participação ativa em feiras comerciais e eventos-chave. Por exemplo, WTM no Brasil, FIT na Argentina e a Vitrina Turística ANATO na Colômbia. Isso nos ajuda a promover o destino em nossos principais mercados, estabelecer dessa forma novos relacionamentos com parceiros na região e continuar assim a falar sobre nossas diferentes ofertas no mercado para os viajantes da América Latina, desde esportes, viagens de luxo, gastronomia e aventura.

Alguns outros eventos que planejamos participar este ano incluem, além das feiras comerciais, o estabelecimento de nosso primeiro escritório da Barbados Tourism Marketing Inc. (BTMI) no Panamá, como uma forma de expandir nossa presença na região da América Latina. Este escritório, localizado em nossa embaixada, serve como um hub para relações diplomáticas, turismo e comércio e nos permite estar dessa forma mais presentes em eventos-chave. Também lançamos nosso escritório satélite da BTMI em Brasília para continuar a fortalecer nossa presença no destino. A expansão melhorou nossa conectividade com a América Latina.

Marco Zero: Você tem trabalhado muito para melhorar a rota de voos na ilha e já alcançou muito. O que exatamente você deseja em termos de contratos, quais companhias aéreas em 2024 atuarão no país?

Corey Garrett: Obrigado por reconhecer nossos esforços em melhorar as rotas de voo para Barbados. Nosso objetivo principal para 2024 é fortalecer ainda mais nossas parcerias com companhias aéreas, garantindo assim opções de viagem convenientes e eficientes para os visitantes da ilha.

Em 2018, estabelecemos uma relação de sucesso com a Copa Airlines, introduzindo uma nova rota entre Bridgetown, Barbados, e a Cidade do Panamá. Esta rota tem sido fundamental para conectar Barbados com a América Latina, oferecendo portanto aos viajantes acesso sem interrupções através do portal das Américas no Aeroporto Internacional de Tocumen.

Além disso, no Aeroporto Internacional de Miami, um hub chave para os viajantes latino-americanos, colaboramos com a American Airlines, fornecendo três voos diários para Barbados. Recentemente, fomos reconhecidos na categoria de destinos no prestigiado Routes America Awards em Bogotá, onde recebemos a mais alta distinção para desenvolvimento de rotas e estratégias de apoio ao marketing nas Américas.

Esse tipo de prêmio reconhece os imensos esforços de nossa equipe para levar os produtos turísticos de Barbados e a mensagem não apenas para nossos vizinhos e mercados próximos nas Américas, mas globalmente.

Estamos animados em anunciar a adição de um quarto serviço de voo com a Copa Airlines para a ilha, inaugurado em janeiro. Este novo voo, operando quatro vezes por semana, às segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras e sábados, oferece aos visitantes mais opções para experimentar a rica cultura, paisagens deslumbrantes e hospitalidade calorosa de Barbados.

Além disso, Barbados entrou em um novo mercado no país vizinho da Venezuela, com a inauguração de voos diretos através da Conviasa no final de 2023. Esta expansão abre oportunidades para os viajantes da Venezuela descobrirem dessa forma a beleza e as atrações de Barbados.

Olhando para frente, pretendemos expandir e consolidar esses contratos, fomentando relacionamentos mutuamente benéficos com companhias aéreas que priorizam a conectividade e a satisfação do cliente, esperando que possamos em breve conectar Bogotá e uma cidade no Brasil, ambos mercados de origem importantes para o destino, bem como novas cidades na LATAM no futuro próximo.

Também continuamos a ver sucesso e crescimento com nossos parceiros de cruzeiros. Recentemente, o Ministro do Turismo e Transporte Internacional de Barbados, o Ian Gooding-Edghill (ministro do turismo e dos transportes internacionais), afirmou que Barbados espera receber cerca de 50.000 passageiros de cruzeiros neste verão de 2024.

Ao melhorar o acesso aéreo a Barbados, pretendemos atrair assim mais visitantes da América Latina, mostrando a beleza e a hospitalidade de nossa nação insular.

Marco Zero: A comitiva barbadiana desembarca no fim de semana em São Paulo para a WTM Latin America. Qual é o foco das oportunidades de negócios?

Corey Garrett: Estamos constantemente buscando oportunidades para mostrar as ofertas únicas de Barbados para profissionais de viagens e entusiastas na região. Este ano, estaremos retornando ao evento latino-americano para continuar a apresentar Barbados como um destino de primeira para viajantes, investidores e MICE na América Latina. Nossa prioridade continua sendo portanto a apresentação de mensagens convincentes que ressoem em nosso público global, garantindo que os brasileiros se sintam bem-vindos e inspirados a explorar tudo o que Barbados tem a oferecer.

Reportagem e entrevista: Mary de Aquino

Fotos: Divulgação BTMI

Leia também Ministro do Turismo de Barbados explica estratégia da sua gestão