Início Governos Setur-SP promoverá Região Turística Bem Viver em série de conteúdos

Setur-SP promoverá Região Turística Bem Viver em série de conteúdos

135
0
COMPARTILHAR

A Região Turística do Bem Viver é muito especial para o estado de São Paulo. Ela envolve sete municípios: Americana, Campinas, Elias Fausto, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré. Com dois milhões de habitantes, surpreende pela qualidade de vida, pelos atrativos turísticos e fica distante de 97 a 135 km da capital.

Setur-SP promoverá Região Turística Bem Viver em série de conteúdos
Casa de Cultura Fazenda Roseira, em Campinas

Todos os segmentos do turismo passam por estes municípios com muita emoção, oferecendo lazer e diversão na Festa do Peão Boiadeiro, por exemplo; inúmeras trilhas para o turismo de aventura e ecológico; a música pela Orquestra de Violas Paraíso do Verde; a história contada no Museu da Imigração e, dentro, do turismo religioso e de eventos, a Estância Árvore da Vida é o destaque.

Tem mais: a Região Turística do Bem Viver é contemplada com o Aeroporto Internacional de Viracopos que fica situado em Campinas. Localizado a 17 quilômetros do centro da cidade e a 95 quilômetros do centro de São Paulo, ele é o segundo principal terminal aéreo de cargas do país. Conta a história que no local hoje ocupado por ele, havia um bar onde tropeiros se encontravam para “virar copos”, descansar e trocar informações sobre viagens. “Viracopos” deu assim nome ao bairro e, posteriormente, ao aeroporto.

Dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), junto às administrações aeroportuárias, mostram que no primeiro semestre de 2024 o movimento de passageiros domésticos e internacionais superou os 5,8 milhões. E houve, no mesmo período, 58.884 voos entre domésticos e internacionais. Intensa movimentação para esta região.

Com certeza, o município de Americana é referência no turismo regional, especialmente por três motivos. São eles: sua vocação comercial, a Festa do Peão e o Roteiro de Boteco. O Café Caipira é mais um atrativo cultural da cidade e lembra a história do povo do interior paulista. O projeto trabalha a cultura de raiz, no intuito de manter viva a tradição caipira da região.

Quando o tema é turismo de compras e lazer, o destaque da Região Turística Bem Viver é o Shopping D. Pedro. Ele é conhecido como o quarto maior shopping do Brasil, pois é um completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas. É grande! Já a Torre do Castelo é um icônico monumento de Campinas.

Setur-SP promoverá Região Turística Bem Viver em série de conteúdos
A Torre do Castelo, antes conhecida como O Castelo D’água

Trata-se de uma antiga caixa d’água inaugurada em 1940, com 27 metros de altura e capacidade para 250 mil litros de água. Ela se destaca por sua localização e pela arquitetura singular. Esse reservatório que se tornou um símbolo da cidade fica na rotatória do final do prolongamento da Avenida Andrade Neves.

Já em Elias Fausto, o grande atrativo é o passado cafeeiro do município. Ele ainda preserva grande parte dos casarões dos barões do café, além de possuir muitas áreas verdes para lazer e prática de atividades esportivas. Bom ressaltar que este destino tem uma área de mais de 202 km², rica em belezas naturais, trilhas para o turismo de aventura e ecológico que proporcionam um contato ímpar com a natureza.

Muito tempo antes de o Brasil ser descoberto pelos portugueses, a área que compreende a cidade de Monte Mor já era conhecida e habitada por indígenas Tupi-Guarani. Vestígios desta cultura, como fragmentos de cerâmica e material lítico (rochas e minerais) foram encontrados em escavações sistematicamente realizadas nos sítios Tapajós e Rage Maluf a partir de 1971.

Setur-SP promoverá Região Turística Bem Viver em série de conteúdos
Jardim Botânico Plantarum

Conhecida como “Paraíso do Verde”, Nova Odessa possui uma média de 15 árvores para cada habitante, e mais de 30 metros quadrados de área verde para cada morador – o dobro do recomendado pela ONU. As áreas verdes são o grande destaque desse município, como, por exemplo, o Largo das Flores. É um jardim temático com 10 mil m² de área dedicada às plantas floríferas herbáceas.

Os parques são os grandes atrativos de Santa Bárbara D´Oeste. O mais famoso deles é o recém-reformado Parque dos Ipês. Ele possui 7,2 hectares de área verde localizados bem no centro da cidade. Destaque para o Teatro Municipal de Santa Bárbara, fundado em 1994, que leva o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista, Manoel Lyra, dedicou sua vida à arte dramática e à difusão do teatro de forma apaixonada e incansável.

Outro destaque da Região Turística do Bem Viver é para a famosa festa anual realizada ao redor do cemitério dos americanos em um único dia, no mês de abril, podendo, além de divertir-se na festa, visitar o cemitério e conhecer um pouco da história da cidade. A festa é realizada pelos descendentes dos imigrantes sulistas que vieram ao Brasil após a Guerra Civil Americana. Os homens vestem-se de soldados confederados e as mulheres com roupas da época.

Famosa pelo turismo rural, Sumaré possui atrativos com o Paraíso das águas (ou Expo Águas Sumaré). O parque reúne atrações aquáticas para toda a família. Também se destacam o Horto Florestal, a Estação Ferroviária, a Represa Marcelo Pedroni, onde turistas se reúnem para banhos relaxantes.

No segmento de turismo religioso e de eventos, também presente na Região Turística Bem Viver, a Estância Árvore da Vida é o destaque. Ela é considerada o maior centro de convenções da América do Sul em recinto fechado com ar-condicionado, com área construída de 12 mil metros quadrados, vários auditórios, um deles para cinco mil pessoas sentadas, infraestrutura de hospedagem, parques, jardins e lagos reservados para recreação, lazer e convivência social.

Leia também Turismo paulista cresce 4,81% no 1º semestre e deve fechar o ano com o maior fluxo de turistas dos últimos cinco anos