Início Destinos São Pedro celebra 144 anos e se destaca como destino turístico

São Pedro celebra 144 anos e se destaca como destino turístico

20
0
COMPARTILHAR

Com 144 anos de história, que foram celebrados dia 22 de fevereiro, a Estância Turística de São Pedro é um dos destinos mais encantadores do interior paulista. Localizada a cerca de 180 quilômetros da capital, a cidade de pouco mais de 38 mil habitantes é tradicionalmente conhecida por suas belezas naturais e sua atmosfera acolhedora.

São Pedro celebra 144 anos e se destaca como destino turístico

São Pedro é o refúgio ideal tanto para quem busca descanso e tranquilidade, quanto para os mais corajosos: ao mesmo tempo que oferece uma diversificada rede hoteleira para relaxar, é visitada por milhares de aventureiros atraídos por atividades como rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.

Seu roteiro inclui ainda o turismo religioso, com a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do Santo de Pádua doada pelo Vaticano, e também a centenária Igreja Presbiteriana Boa Vista do Jacaré – uma das primeiras do Brasil.

A cidade está a 580 metros do nível do mar e tem a seu favor um clima ameno e agradável que dura quase o ano todo. Um dos seus mais belos cartões postais é o Parque do Cristo Aureliano Esteves, onde os turistas podem apreciar a vista pelo alto e, em dias claros, enxergar municípios vizinhos, como Piracicaba e Rio Claro.

Entre os atrativos culturais e históricos destaca-se o Museu Gustavo Teixeira, que leva o nome de seu filho e poeta maior. Há também a Feira do Produtor e a feira de artes e artesanatos, ambas com o melhor da produção local. Já a gastronomia transita dos luxuosos jantares servidos nos hotéis à comida caipira feita em fogão à lenha nos restaurantes e pousadas.

São Pedro celebra 144 anos e se destaca como destino turístico

A estância turística conta ainda com o parque aquático Thermas de São Pedro que reúne mais de 20 atrações para todas as idades e perfis de público. Entre elas, a maior piscina de ondas do estado de São Paulo, com 2,6 milhões de litros de água quentinha; um novo complexo de toboáguas de padrões internacionais, com 17 metros de altura e arquitetura inspirada na região da Polinésia, que tem ainda com um vulcão com águas quentinhas, spray park e duas novas piscinas; o maior parque infantil da América Latina; diversas piscinas e ofurôs, cascatas e muito mais, em meio à natureza e um cenário exuberante.

No ano passado, a Themed Entertainment Association (TEA) incluiu o Thermas em seu ranking como um dos cinco parques mais visitados do Brasil em 2023 e um dos 10 mais frequentados da América Latina, tornando assim a cidade de São Pedro internacionalmente conhecida.

Na cidade está também um dos complexos hoteleiros mais completos do interior de São Paulo, o São Pedro Thermas Resort, inaugurado em 2024 trazendo uma nova proposta hoteleira para a região, impactando significativamente o turismo local. Além de proporcionar a vivência de férias, é um resort “pé no parque”, pois fica ao lado do parque aquático, ao qual os hóspedes têm acesso.

Os empreendimentos do Grupo Thermas (parque e resort) têm, inclusive, participação significativa no desenvolvimento econômico da Estância Turística de São Pedro. Somente no ano passado, geraram aproximadamente 540 empregos diretos (sendo 320 no parque aquático e 220 no resort) e 1.320 indiretos, sendo um dos principais empregadores locais.

Além disso, nos últimos anos, a cidade viu a inauguração de diversos estabelecimentos e a expansão de muitos outros para atender à crescente demanda impulsionada pelo fluxo de visitantes, especialmente os que vêm ao parque (com mais de 800 mil visitas ao ano), mas também do turismo em ascensão.

“O turismo regional é muito importante e sabemos que o parque é um dos grandes atrativos. Acreditamos em São Pedro e continuaremos portanto trabalhando pelo desenvolvimento turístico regional. O setor hoteleiro, gastronômico e o comércio em geral se beneficiam desse giro econômico, que gera empregos e fortalece a cidade como um destino turístico cada vez mais encantador”, afirma Silvia Andrade, CEO do Grupo Thermas.

Leia também Agora é a vez da Região Turística Roteiro dos Bandeirantes