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Diego Sierra e Ana Paula Mestieri, da Agência Guanabara, destacam comunicação estratégica durante a WTM Latin America

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A WTM Latin America, um dos principais eventos de turismo do continente, aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo destinos internacionais, profissionais da área e especialistas em comunicação e marketing. Entre os destaques do evento, a equipe da Agência Guanabara marcou presença e conversou sobre tendências, estratégias e a evolução do setor.

Diego Sierra e Ana Paula Mestieri, da Agência Guanabara, destacam comunicação estratégica durante a WTM Latin America

Experiência e visão 360° de comunicação

Com mais de 20 anos de trajetória na área de Relações Públicas, Diego Sierra e Ana Paula Mestieri, sócios-fundadores da Agência Guanabara, trouxeram um olhar aprofundado sobre a transformação da comunicação no turismo.

“Nós fundamos a Guanabara há 15 anos com uma visão muito diferente de relações públicas. Hoje somos uma agência de comunicação 360, que oferece marketing, digital, eventos, ativações de marca e assessoria de imprensa”, explicou Diego Sierra.

Crescimento do turismo e o potencial brasileiro

Sierra destacou o atual momento positivo do setor de turismo no país. “O mercado de turismo está num momento muito bacana de crescimento. O turista brasileiro tem um potencial gigantesco de conhecer novos destinos, mesmo com o câmbio alto. O brasileiro aprendeu a viajar e quer viajar cada vez mais.”

Ele também enfatizou a mudança de mentalidade entre gerações: “Hoje a gente tem a possibilidade de curtir a vida trabalhando. É o melhor momento para os destinos investirem no Brasil.”

A importância do trade e do marketing eficiente

A atuação estratégica junto ao trade turístico foi apontada como fundamental para o sucesso de produtos e destinos. “Relacionamento com operadores e agentes de viagem é essencial. A gente ajuda destinos a entenderem onde investir, quais canais usar e como gerar awareness e venda”, reforçou Sierra.

O papel da ousadia

Ana Paula Mestieri, com 30 anos de experiência no setor, abordou a resiliência do mercado nacional: “O Brasil é um país de constantes crises. Mas o turista apaixonado por viajar, ele vai viajar. Às vezes, justamente no momento de medo, é que se deve investir e construir uma história.”

Segundo ela, é preciso visão para enxergar oportunidades em meio à instabilidade: “O mundo está mais complexo e isso vai continuar. Não podemos ficar parados.”

Parcerias estratégicas e o estudo constante do posicionamento

Mestieri também falou sobre as transformações na forma de se comunicar e fazer parcerias: “É um mercado que precisa ser estudado. Tudo tem que ser feito com foco e estratégia.”

Sobre a evolução das marcas, ela foi categórica: “As marcas precisam estar em constante estudo de posicionamento. Às vezes elas ficam presas à mesma estratégia. E quando o negócio está indo bem, elas relaxam, tem que continuar investindo em marca.”

Reportagem e fotos: Mary de Aquino
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