O VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola acontece entre 27 e 30 de março em Córdoba, na Argentina. O evento reunirá mais de 200 escritores, especialistas, profissionais e estudiosos da área de todo o mundo. As reflexões e debates abordarão a “América e o futuro do espanhol. Cultura e educação, tecnologia e empreendedorismo”.
O evento é organizado pelo Governo Argentino em conjunto com o Instituto Cervantes, a Real Academia Espanhola, a Associação de Academias de Idiomas e em colaboração com diferentes governos da América Latina.
O Congresso Internacional da Língua Espanhola levantará nessa edição questões como o futuro ibero-americano do espanhol, a incidência das tecnologias digitais, o valor econômico do espanhol, os desafios das indústrias culturais, o turismo linguístico, a tradução, a miscigenação linguística, os exílios, além do ensino de espanhol e sua literatura.
Fóruns debaterão questões sobre a comunidade cultural europeia
Num formato de fóruns universais, as reflexões sobre situações, problemas e desafios do espanhol serão debatidas. O objetivo é buscar conscientizar sobre a corresponsabilidade das pessoas, governos e instituições na promoção e unidade da língua. Assim como estimular o diálogo entre toda a comunidade cultural hispânica.
As sessões serão organizadas em cinco temas centrais: Espanhol, língua universal; Linguagem e interculturalidade; Desafios do espanhol na educação do século 21; Espanhol e a revolução digital e A competitividade do espanhol como língua de inovação e empreendedorismo.
Cada setor é organizado em uma sessão plenária (que começa com uma apresentação geral, seguida por mesa redonda). Depois acontecem vários painéis que tratam de uma abordagem setorial para as questões em discussão.
Congresso Internacional da Língua Espanhola terá quatro reuniões plenárias
Além dessas apresentações, mesas redondas e painéis, o VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola incluirá quatro reuniões plenárias especiais.
Uma delas em homenagem a Victor Garcia de la Concha, ex-diretor da Real Academia Espanhola (1998-2010) e do Instituto Cervantes (2012-2017).
Outra será dedicada ao compositor espanhol Manuel de Falla. Além disso, sob o título “Viagem e transporte”, as relações culturais entre a América e a Espanha no último século serão revistas. O programa será complementado com várias atividades culturais e sociais.
Essa edição segue na linha dos eventos anteriores realizados em Zacatecas (México, 1997), Valladolid (Espanha, 2001), Rosário (Argentina, 2004), Cartagena das Índias (Colômbia, 2007), Valparaíso (Chile, 2010), Cidade do Panamá (2013) e San Juan (Porto Rico, 2016).
As informações atualizadas podem ser consultadas no site oficial do congresso na internet: www.congresodelalengua.org.ar.