O Centro Cultural Banco do Brasil tem um compromisso com a acessibilidade. Na exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”, em cartaz até 29 de abril, o público conta com visitas mediadas em Libras, audiodescrição, acesso para cadeirantes, entre outros recursos para pessoas com necessidades especiais.
É para ninguém ficar de fora da retrospectiva inédita de um dos maiores artistas do século XX. A vinda dos 120 trabalhos de Paul Klee ao Brasil é patrocinada pelo Banco do Brasil, pela BB Seguros e conta com o apoio da Cateno.
Vans gratuitas
O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo fica localizado em um prédio histórico, na Rua Álvares Penteado. Ele fica num calçadão com entrada permitida somente para pedestres.
O embarque e desembarque de veículos particulares, táxis e motoristas de aplicativos pode ser feito na Rua 15 de Novembro com a Rua da Quitanda, a 70 metros do CCBB. Para quem optar pelo transporte público, a estação de metrô mais próxima é a São Bento (Linha Azul).
Outra boa opção é o serviço de vans gratuito oferecido pelo CCBB diariamente, das 14h até o término do último evento do dia. Exceto às terças-feiras.
Na ida, o itinerário percorre o estacionamento conveniado (Rua Santo Amaro, 272) e o CCBB e, na volta, tem parada na estação República do Metrô. Sem trânsito, esse trajeto leva aproximadamente 12 minutos.
Prédio acessível
A entrada da Cafeteria do CCBB é acessível para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O prédio também possui elevadores, rampas, telefones, banheiros adaptados e cadeiras de rodas disponíveis ao público.
Audiodescrição a um toque
A mostra “Paul Klee – Equilíbrio Instável” reúne 120 trabalhos do artista suíço, entre pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos, expostos nos quatro andares do CCBB, e também no subsolo.
Todas as salas expositivas contam com placas de QR Code. Para acessar os conteúdos, basta baixar no celular o aplicativo do CCBB (disponível na Apple Store e Google Play). E depois apontar a câmera para o QR Code, como se fosse fotografá-lo.
Pronto, agora é só aproveitar as informações e curiosidades. Para a audiodescrição é necessário o uso de fones de ouvido.
Visitas mediadas
O Programa CCBB Educativo – Arte e Educação realiza visitas mediadas gratuitas às exposições e outras atividades para famílias, grupos escolares, professores, crianças, idosos, pessoas com deficiências, ONGs e demais públicos.
As visitas acontecem de segunda a sexta, às 11h e às 17h. Na quarta-feira, às 11h, 17h e 18h. E aos sábados e domingos, às 12h e às 17h. Os educadores do CCBB se juntam ao público para dialogar e trocar percepções acerca das exposições.
Seguindo o mesmo modelo, todas as quartas, às 14h, sábados e domingos, às 17h, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores.
Para participar, é necessário efetuar o cadastro 30 minutos antes de cada visita, no térreo. A capacidade é para até 20 pessoas, cada visita tem duração aproximada de uma hora.
Agendamentos
O CCBB oferece a opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play), em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
O Programa CCBB Educativo também dispõe de visitas agendadas mediadas pelos educadores para grupos escolares ou não, nos períodos diurno, vespertino e noturno. As visitam podem também ser em libras.
A capacidade é para até 44 pessoas, com duração aproximada de uma 1h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone (11) 3113-3647/3649, de segunda a sexta, das 9h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].
Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272.
Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Leia também sobre outro evento em São Paulo Bienal será palco da maior feira de chocolate do Brasil