A história e os personagens que o público conhece e adora ganham vida em uma emocionante adaptação em formato live-action do clássico de animação da Disney, “Aladdin“. A Arábia é palco para a empolgante história do adorável Aladdin, da corajosa e determinada Princesa Jasmine e do Gênio, que pode ser a chave para o futuro deles.
O tradicional e histórico caminham juntos na maioria dos países árabes. Por isso, selecionamos destinos de viagem que mesclam as duas coisas e te levam para uma viagem cheia de referências ao filme e locais modernos para visitar.
Jerusalém, localizada em um planalto entre o Mediterrâneo e o mar Morto, é uma das cidades mais antigas do mundo. É considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas — judaísmo, cristianismo e islamismo.
Muitos são os locais históricos que podem ser visitados. Entre eles, o Monte Sião, Getsêmani, Al-Aqsa, Cidadela de Davi, Muro das Lamentações, Santo Sepulcro e o Domo da Rocha. Também há a Cidade Nova, com opções de hospedagem e culinária que encantam os turistas.
Beirute – Líbano
Beirute, a capital do Líbano, é uma cidade do Oriente Médio com uma cara mais liberal, rica em diversidade religiosa e cultural. Castigada por anos de guerra civil, embora tenha conseguido preservar muito de sua história. Hoje, é uma cidade tranquila e que se reconstrói.
A Torre do Relógio é um ponto central da cidade. Do local, saem charmosas ruas com restaurantes, cafés e lojas. Vale a pena conhecer a Universidade Americana e o Museu Nacional de Beirute, locais cheios de história.
Um monumento da natureza são as Pigeon Rocks, formação rochosa que possui uma bela vista para o Mar Mediterrâneo. Também vale a pena desbravar a Gruta de Jeita, um complexo de cavernas.
Dubai – Emirados Árabes
Dubai, nos Emirados Árabes, se tornou uma cidade bastante procurada como destino de viagem e é conhecida pela grandiosidade. Também oferece lazer para todos os gostos. Desde mergulhos no Golfo Pérsico até passeios pelas dunas do deserto ou uma estação de esqui indoor.
A cidade possui a torre mais alta do mundo, com 828 metros de altura, conhecida como Burj Khalifa. É possível subir até o 124º andar e observar a cidade inteira de lá.
Outro local interessante é a Palm Jumeirah. Uma ilha artificial construída em forma de palmeira, que é uma das maiores do mundo e um triunfo do engenho humano.
O estuário de água salgada, conhecido como Dubai Creek, é o local original onde a tribo Bani Yas se estabeleceu. Um passeio interessante para se fazer é atravessar o Creek Abra tradicional, também por ser uma atração turística barata.
Tel Aviv – Israel
Segunda maior cidade de Israel, Tel Aviv é uma das cidades mais modernas do país e com cerca de 600 mil habitantes. Considerada centro econômico e cultural israelense, é um polo de inovação e criatividade, reconhecido por todo o mundo. São 14 km de praia, 120 km de ciclovias e um extenso verão, que vai de março a outubro.
A antiga cidade de Jaffa, fundada há 3.000 anos, está entre os mais agradáveis passeios em Tel Aviv. Se perder entre as ruas de pedras, sem destino certo, é um delicioso passeio.
No caminho, não deixe de visitar as galerias e exposições de arte, além das belas lojas de design. O topo permite uma visão maravilhosa para Tel Aviv.
Ao final do passeio, curta o visual no antigo porto – que já foi o maior e mais importante de Israel – e escolha um dos restaurantes para recarregar as energias.
Cairo – Egito
Cairo, a capital do Egito, é a maior cidade do continente africano, com quase 20 milhões de habitantes. Um dos principais pontos turísticos é o Rio Nilo, lar de uma das primeiras grandes civilizações do mundo antigo.
Quem vai ao Cairo também não pode deixar de visitar as Pirâmides de Gizé e o Museu do Cairo, onde se encontram estátuas de grandes faraós, entre eles os tesouros de Tutankhamon.
Também há monumentos na cidade islâmica, como a Cidadela de Saladino, e belas mesquitas, como a de Al-Azhar. No imenso mercado de Khan-El-Khakili, é possível encontrar quinquilharias e preciosidades à espera de uma negociação acirrada.
Petra – Jordânia
Petra é uma cidade história e arqueológica, localizada ao sul da Jordânia. É o cartão postal do país, conhecida como “cidade rosa”, se tornou Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985 e foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.
Suas atrações estão espalhadas por 5,2 km². A entrada é feita pelo “Siq”, um estreito com mais de um quilômetro de comprimento, e ao fim deste caminho aparece Al-Khazneh (Tesouro), uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura, esculpida na própria rocha. O ponto de saída para os visitantes é o povoado de Wadi Musa, em que se encontram restaurantes, hotéis e lojas.
Doha – Qatar
O Qatar, localizado às margens do Golfo Pérsico, é um dos países mais ricos do mundo. Sua capital, Doha, encanta por sua grandiosidade e modernidade misturadas à tradição.
O país de maioria islâmica possui um grande museu, em formato de fortaleza pós moderna, em uma ilha própria, chamado de Museu de Arte Islâmica. O local possui a maior coleção de arte islâmica do mundo, com um acervo coletado de três continentes diferentes.
Outro ponto famoso é The Pearl, ilha artificial com aproximadamente 4 milhões de metros quadrados, que acomoda hotéis, residências, marina, bares, restaurantes e lojas.
Cidade do Kuwait (Kuwait City) – Kuwait
A capital e maior cidade do Kuwait está localizada bem no centro do país, também às margens do Golfo Pérsico. Com arranha-céus e muita arquitetura moderna, até porque o país tem apenas 57 anos de fundação.
Entre as atrações turísticas estão a Kuwait Towers, três grandes e modernas torres com mais de 41 mil discos de aço esmaltado em sua decoração, e a Grande Mesquita uma das obras mais marcantes da paisagem local, com arquitetura islâmica e 20 mil m².
Misturando natureza à modernidade, temos o Al Shaheed, um parque urbano de 20 hectares que contém, além da área verde, dois museus e um aviário.
Istambul – Turquia
Maior cidade da Turquia, com mais de 13 milhões de habitantes, Istambul está localizada às margens do Estreito de Bósforo, que divide Europa de Ásia, o que faz com que a cidade seja uma junção do Ocidente com Oriente. Sua localização estratégica faz com que Istambul tenha uma efervescência cultural, religiosa e histórica.
Fundada no século 7 a.C, já passou pelos Impérios Bizantino, Romano (como a conhecida Constantinopla) e Otomano. Na cidade, é possível visitar locais históricos como o Hipódromo, museu a céu aberto da época do Império Romano; a Mesquita Azul, a mais importante da cidade; a Cisterna da Basílica, do Império Bizantino; e também o Palácio Topkapi, sede do Império Otomano.
A modernidade é encontrada no centro comercial de Istambul, onde fica o Museu de Arte Moderna, galerias de arte, praças e muitos restaurantes para provar a culinária local. A cidade também possui uma animada vida noturna, com espetáculos de dança e música, além das tavernas típicas.
O Filme “Aladdin”
Uma emocionante adaptação em formato live-action do clássico de animação da Disney, o filme é a empolgante história do adorável Aladdin, da corajosa e determinada Princesa Jasmine e do Gênio, que pode ser a chave para o futuro deles.
Dirigido por Guy Ritchie, que empresta seu talento singular para ação visceral de ritmo acelerado à fictícia cidade portuária de Agrabah, “Aladdin” foi escrito por John August e Ritchie, baseando-se na animação “Aladdin”, da Disney.
O filme é estrelado por Will Smith como o extraordinário gênio, Mena como o charmoso malandro Aladdin, Naomi Scott como Jasmine, a linda e determinada princesa, Marwan Kenzari como Jafar, o poderoso feiticeiro, Navid Negahban como o sultão preocupado com o futuro de sua filha, Nasim Pedrad como Dalia, a melhor amiga e confidente da princesa Jasmine, Billy Magnussen como o belo e arrogante pretendente príncipe Anders e Numan Acar como Hakim, o braço direito de Jafar e capitão dos guardas do palácio.
Leia também Conheça 6 hospedagens dignas da realeza árabe