O Festival Gastronômico Sabores da Floresta movimentou o município de Alta Floresta, na região Norte de Mato Grosso, até ontem, domingo, 07 de julho.
Em sua sexta edição, o festival foi criado para fomentar e promover a gastronomia local. A ideia é valorizar os produtos regionais provenientes da Floresta Amazônica, dos rios e da agricultura da região.
As 20 empresas participantes são responsáveis pela criação de um prato exclusivo para apresentação no evento. Eles devem explorar os ingredientes locais e desenvolver uma identidade gastronômica típica da Amazônia mato-grossense.
O evento nasceu como fruto da mobilização dos empresários do comércio e da hotelaria local durante o Programa de Fomento ao Turismo, implantado em 2012 nos municípios de Alta Floresta e Paranaíta.
Para a gestora do projeto à época, Marta Torezam, hoje gerente de Empreendedorismo do Sebrae MT, o Festival Sabores da Floresta é uma provocação do setor empresarial ao apresentar a gastronomia como um atrativo turístico capaz de revelar a identidade de Alta Floresta e arredores. Além de estimular o ecoturismo, divulgando a diversidade natural que é marca registrada da região.
Ela destaca a riqueza e a diversidade de produtos regionais, incluindo muitos que ainda não são utilizados. “É importante fazer um levantamento dos ingredientes regionais. É preciso estimular a produção rural de orgânicos em pequenas propriedades. Além de trazer agroindústrias para agregar valor. A gastronomia só sobrevive se lançar mão de insumos regionais”, pontua.
Marta chama atenção para a necessidade de olhar as potencialidades na cadeia da alimentação como um todo e do turismo como outro indutor da economia da região.
A VI edição do Festival Sabores da Floresta integra a programação da I Feira do Turismo da Amazônia Mato-Grossense – FEITAM. Paralelo ao evento, aconteceu o Iº Encontro Cultural da região.
A feira é uma realização da Prefeitura de Alta Floresta através da Secretaria de Desenvolvimento – Direção de Indústria, Comércio e Turismo. Participam também os municípios de Cuiabá, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Nova Monte Verde.
No festival gastronômico, os chefs de cozinha se esmeram para criar pratos que valorizem a cultura regional. Os visitantes puderam conhecer pratos à base de ingredientes como peixes, cupuaçu, castanha-do-brasil, castanha de babaçu, palmito pupunha, bacuri, entre outros.
Em estrutura montada houve uma cozinha com três chefs preparando receitas e interagindo com o público. Além de apresentações culturais com grupos locais de dança, música e um espaço para exposição de empresas e produtos.
O evento é organizado pela Associação dos Empresários de Gastronomia de Alta Floresta (AEGAF), com apoio do Sebrae e do Instituto Centro Vida (ICV).
Uma pitada de história
A primeira edição do Festival Sabores da Floresta ocorreu em 2014. A segunda foi em 2015 e homenageou o desbravador Capitão Teles Pires.
A terceira foi em 2016, enaltecendo a história do fundador da região, Ariosto da Riva. Já em 2017, o evento ganhou novos ares, tendo sido promovido na Praça do Avião.
O homenageado da 4ª edição foi o empresário Nei Del Moro. A 5ª edição, em 2018, foi marcada pela consolidação do evento. Nos três dias, recebeu um público de aproximadamente 9 mil pessoas.