Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Empreendedorismo e turismo serão temas no Sindepat Summit

Empreendedorismo e turismo serão temas no Sindepat Summit

1744
0
COMPARTILHAR

A história de Marcelo Gutglas, fundador do Playcenter, soma empreendedorismo, oportunidades escondidas e coragem. Como ele partiu de uma vitrola com fichas – seu trabalho de formatura como engenheiro eletrônico – para criar aquele que foi um dos maiores centros de diversão e entretenimento do país?

É um pouco dessa sua trajetória de empreendedorismo que os participantes irão vivenciar durante sua palestra no Sindepat Summit.

Marcelo Gutglas em um dos brinquedos do Playcenter

O evento é voltado para a indústria de parques e atrações e acontece dias 21 e 22 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. Gutglas vai falar ainda de seus planos para o futuro.

Presidente fundador da Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil) e também do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil), Gutglas esteve em todos os grandes momentos, decisões e desafios do setor.

Sempre com uma dose de inovação. Não à toa, recebeu da Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações, em 1999, sua premiação máxima: IAAPA’s Meritorious Service Award. A honraria foi concedida pelo seu pioneirismo, empreendedorismo e contribuição ao desenvolvimento da indústria de entretenimento no Brasil.

“Nosso negócio é de gente, para gente. Nosso maior ativo são os nossos colaboradores. Engajados, entusiasmados, gerando nos parques e atrações a energia que o público sente e responde”, explica Marcelo Gutglas.

Ele conta uma história do seu início no segmento de parques. “A primeira montanha-russa de metal que trouxe ao país funcionou 24 horas seguidas na região do Ibirapuera, em São Paulo”, comenta.

Gutglas se animou e começou a procurar terreno para montar um super parque de diversões na Marginal Tietê. Inaugurado em 1973, o Playcenter foi bem-sucedido desde o início e mudou a história da região.

No Playcenter, Gutglas criou as lendárias Noites de Terror. “Elas se tornaram o auge da visitação”, lembra. Vieram as Playlands, centros de diversão em shopping centers, e os boliches automatizados. Então, depois de 40 anos, chegou o momento de fechar o Playcenter, o que, conta, foi estratégico, mas muito sofrido.

O nome seguiu positivamente no imaginário nacional para a mais nova aposta de Gutglas: o Playcenter Family. Hoje, já funcionando no Shopping Aricanduva (SP). E vem mais por aí, que ele vai compartilhar com os participantes do evento.

Parques naturais

Quem também vai falar de seus desafios e conquistas no Sindepat Summit é Bruno Marques, CEO do Grupo Cataratas. O grupo está à frente de várias atrações. Entre elas: Econoronha (PE), Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras (PR), AquaRio, Paineiras Corcovado e RioZoo (RJ).

Bruno Marques, CEO do Grupo Cataratas, durante maratona promovida nas Cataratas do Iguaçu

Como unir atrações naturais e crescimento turístico? Meio ambiente e visitação pública? Esse desafio, de transformar natureza em atração, de forma sustentável e responsável, vai nortear a sua palestra.

“Geralmente, quando chegamos em um novo local, há um ambiente de resistência. Aí a receita na região cresce. Colaboradores e moradores são beneficiados e passamos a ter o reconhecimento dos visitantes e de toda a sociedade local”, conta Marques.

Com seus vários empreendimentos ligados à natureza, ele vai mostrar aos participantes do Sindepat Summit que o negócio do Grupo Cataratas é mais do que oferecer infraestrutura e atendimento para uma melhor experiência do visitante.

“Nossa missão é reconectar o ser humano à natureza. E com uma maior consciência de conservação”, conta o CEO do Grupo Cataratas.

Mas a atuação do Grupo Cataratas não se resume aos ambientes naturais. Transformar um prédio abandonado em um centro de visitação com exposição e conhecimento sobre a vida marinha, foi, por exemplo, o desafio por trás do AquaRio. O gigantesco aquário localizado na zona portuária do Rio é hoje uma referência na cidade.

A boa notícia é que o grupo está fazendo o mesmo com o zoológico do Rio. “Queremos mudar comportamentos, oferecendo sempre um aprendizado, uma experiência”, afirma, dando um gostinho de sua palestra no evento.

Propósito: estimular empreendedorismo

“Estamos muito felizes por ter palestrantes com tanta experiência e histórias bem-sucedidas para compartilhar com os participantes”, celebra Murilo Pascoal, presidente do Sindepat, que lidera o encontro.

Murilo Pascoal, presidente do Sindepat

“Eles nos ajudarão a cumprir muito bem o propósito do evento. Queremos inspirar, debater, gerar conhecimento e muito networking por meio de profissionais de sucesso, cases, produtos e inovação”, continua o presidente do Sindepat.

Entre os palestrantes estão referências nacionais e internacionais do setor. Um dos convidados é Jim Pattison, CEO do Pattison Group do Canadá. A empresa, entre outras atrações bem-sucedidas, comanda os museus Ripley’s Believe it or Not e possui mais de 100 atrações em dez países. Ele vai compartilhar sua história de empreendedorismo de sucesso com os participantes do evento.

Terão também palestras de Wilson Kontoyanis, do Na Praia, maior parte temático temporário do País, em Brasília; e do diretor comercial do Beto Carrero World, Roberto Vertemati, que vai abordar as estratégias por trás do case Hot Wheels, área recentemente aberta no empreendimento de Santa Catarina.

Apoiam o evento Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil), Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts), Adit (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) e Aapa (Associação Argentina de Parques e Atrações).

Clique aqui e leia sobre outros eventos