A tradição dos spas históricos da República Tcheca é uma das grandes atrações do destino. Karlovy Vary e Marianske Lazne estão entre os mais reconhecidos mundialmente. Pessoas famosas da história caminharam por seus jardins e desfrutaram de águas curativas desses spas.
No entanto, existem outros spas que fizeram milhões de visitantes felizes ao longo do tempo e não são tão conhecidos. Compartilhamos alguns desses spas “secretos” na República Tcheca para aqueles que visitam o país possam desfrutar as melhores experiências.
Janské Lázně, no ponto mais alto
Krkonose é a mais alta cordilheira da Boêmia. Seus visitantes podem desfrutar do ar puro e também de fontes termais com efeitos benéficos. É uma clínica muito popular desde o século XVII. A paisagem na região é um verdadeiro oásis de tranquilidade e natureza intocada.
São administrados tratamentos para pacientes com doenças musculoesqueléticas, bem como pessoas com problemas respiratórios e pacientes com câncer.
A maior prerrogativa de Janské Lázně é a posição geográfica da cidade termal, no meio das montanhas. Dentre as atividades, você pode praticar esportes durante todo o ano: turismo no verão e esquiar no inverno.
No verão, é possível visitar o popular pântano local, onde vai se sentir no meio de uma verdadeira tundra nórdica. Existem outros locais de interesse e a distância não é tão grande.
Você pode subir a montanha Sněžka ou fazer uma excursão às esplêndidas cachoeiras de Mumlavské vodopády, tanto no inverno quanto no verão. O campo de golfe na aldeia Mladé Buky está disponível para todos os golfistas amadores.
Karlova Studánka: um spa no meio das montanhas, onde o ar é mais puro
Em um pequeno vale entre as montanhas, no coração da cordilheira Jeseníky, fica um spa onde o ar é o mais puro em toda a República Tcheca. Os resultados de algumas medições indicam que a qualidade do ar respirado na montanha é o melhor em toda a Europa Central!
Karlova Studánka é o spa mais alto, é encantador por seu caráter montanhoso. O que chama atenção é a arquitetura local única, casas de madeira reúnem elementos da arquitetura popular e estilos clássicos.
Desde o século XVIII as pessoas aproveitam as fontes minerais, o ar puro que ajuda a curar doenças respiratórias, diabetes e doenças do sistema nervoso.
Deseja dar uma volta? Experimente o caminho que copia o curso do córrego Bílá Opava, cruzando a natureza de mata virgem, onde existem inúmeros córregos e cachoeiras, onde é preciso percorrer o trajeto utilizando pontes e escadas.
Também vale a pena fazer caminhadas mais longas, como por exemplo, subir ao mirante que fica na rocha Rolandův kámen (a pedra de Roland) ou na montanha mais alta da Morávia Praděd. Você também pode visitar o romântico castelo Sovinec, que é a maior área de castelo da Morávia.
Teplice: um dos spas mais antigos na Europa Central
A cidade de Teplice fica entre a Boêmia do Norte e a Boêmia Ocidental, no sopé das montanhas Krušné hory e a sua história é esplêndida. O spa foi frequentado por reis e imperadores e hoje se beneficia grandemente do seu passado.
Tem dos mais sofisticados equipamentos, se você sofre com de problemas na coluna e articulações, esse é o spa ideal. Nos tempos antigos, os romanos e os celtas usavam a água medicinal para curar seus males.
Os tratamentos são para doenças do sistema músculo-esquelético, incluindo reumatismo, osteoporose e osteoartrite, doenças vasculares e do sistema nervoso, dores nas costas, cabeça ou esclerose múltipla.
Durante o tratamento, os pacientes podem realizar excursões. Perto do spa encontrasse a cidade Duchcov e seu palácio cuja história está unida para sempre com Giacomo Casanova que ali viveu treze anos e onde também morreu.
Numerosas trilhas para caminhadas e ciclismo, bem como várias galerias históricas de minas, atravessam a cordilheira Krušné hory.
Cidade termal de Třeboň: o spa natural do pântano localizado na região do céu duplo
O spa da Boêmia do Sul, localizado na cidade de Třeboň, se estende pela região de inúmeras represas e barragens centenárias. No final do século 19, os nativos começaram a aproveitar a lama rica em turfa para fins medicinais.
Em Třeboň, eles curam problemas do aparelho automotivo, doenças reumáticas, estados pós acidentes e operações, osteoartrite, reumatismo, osteoporose e gota. Os clientes do spa têm inúmeras oportunidades para se dedicar ao lazer e realizar excursões.
Na cidade, fica o enorme palácio do Renascimento e uma bela praça barroca. Andando de bicicleta, você pode conhecer ainda melhor essa paisagem, tão rica em represas e florestas escuras. Se preferir palácios e castelos, não deixe de visitar os palácios Hluboká e Červená Lhota.
4 Velké Losiny: uma pitoresca cidade termal
Na área que se estende ao pé da cordilheira Jeseníky, na Morávia do Norte, há uma pequena cidade chamada Velké Losiny. Os atributos mais valiosos das fontes locais consistem em sua composição e temperatura.
A concentração de elementos medicinais é muito alta, isto é, são uma das águas sulfurosas da mais alta qualidade na República Tcheca.
Aqui são administrados tratamentos para doenças neurológicas e dermatológicas, entre elas, psoríase, eczema atópico e acne. No centro da cidade, você pode ver o palácio renascentista com arcadas triplas, em torno do qual se estende um enorme parque.
Velké Losiny, no entanto, tem outra tradição importante: a fabricação manual de papéis. A fabricação do século 16 ainda funciona, os arredores do spa também são interessantes para os turistas; Você pode ir para a montanha Červenohorské sedlo ou para as cachoeiras Bílá Opava.