São mais de 10 anos de um amor recíproco entre Mariana (MG) e o circo. E em 2019, a cidade barroca se prepara para receber o Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços. O evento acontece de 26 a 29 de setembro.
Além das praças e do centro histórico, que recebem espetáculos gratuitos de mais de 40 trupes de todo o Brasil e exterior, nos quatro dias de evento, a programação se estende para bairros e distritos periféricos.
“Fazemos a descentralização há algum tempo. Cada vez mais percebemos a importância de levar a arte do circo para locais onde o acesso é menor. Nesta edição, teremos 34 espetáculos em escolas e praças no entorno da cidade. Estamos muito animados”, conta Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do evento.
Para a 11ª edição do Encontro de Palhaços, o Circovolante prepara novidades. Além das trupes em cena nos dois palcos montados nas Praças da Sé e Gomes Freire, rodas de palhaços acontecerão na rua, simultaneamente, para que o público possa ter mais acesso.
“Após 10 anos, chegou a hora de novas experiências. Foram anos de formação de público, que agora entende a linguagem circense. Este ano vamos lançar dois livros superimportantes para a história da palhaçaria e também dois documentários. Um deles é um registro dessa primeira década de evento e como foi a nossa trajetória até então. E o segundo é sobre o legado do nosso primeiro homenageado, o Palhaço Alegria, que com 86 anos é o mais antigo do Brasil em atuação”, ressalta Siman.
Encontro de Palhaços também homenageia Jasmin
A homenageada do 11º Encontro de Palhaços é Jasmin será a palhaça de Lily Curcio. Ela também é antropóloga e estuda a clowneria clássica há 24 anos. “A Jasmin surgiu quando eu tinha mais de 40 anos e foi um divisor de águas na minha vida. Ela trouxe todas as respostas existenciais que eu buscava. E, desde então, passei a me dedicar inteiramente à palhaçaria”, conta a argentina de coração brasileiro.
Lily Curcio fez escola no italiano Circo Ercolino, da família Colombaioni, da qual fazem parte grandes mestres da tradição circense. Desde então já passou por diversos lugares e conheceu muitas pessoas que a ajudaram a construir sua personagem, sempre em transformação.
“Meu maior sonho já está realizado. O que mais posso desejar, além desse milagre de estar em cena com a minha palhaça e de trabalhar no que realmente amo? Ser homenageada foi uma grande surpresa. E também uma enorme responsabilidade”, conta Lily.
“Por meio do espetáculo que se chama ‘Pedaços de mim’, vou contar minha trajetória como mulher, artista e palhaça. Contar todas essas experiências e as muitas dificuldades que passei ao longo da minha vida. Estou muito emocionada e agradecida”, finaliza.
Ainda no evento, ocorrerá uma manhã de autógrafos do livro “Noites Circenses”, de Regina Horta Duarte e o lançamento do livro “Palhaços: Performance, hibridismo e multiplicidade”, de Lili Castro.
Acontece, também, o lançamento de dois curtas documentais: “10 Anos de Encontro”, e “Memórias de Alegria”, uma parceria do Circovolante com a Macaca Filmes.
O Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante e Circo Paratodos, com parceria da Prefeitura de Mariana. Tem apoio cultural da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Cultura de Mariana. Outros parceiros: Neaspoc-Ufop, Casa de Cultura Marianense e Sociedade do Riso. Todos os eventos são gratuitos.