Com o título de maior exposição de flores e plantas ornamentais na América Latina, a Expoflora deu largada a sua 38ª edição. O evento acontece até 29 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, interior de São Paulo. Os visitantes podem adquirir os ingressos na bilheteria, no site ou através dos representantes oficiais.
A Expoflora acontece anualmente desde 1981, em Holambra, localizada a 140 km da capital paulista. A cidade teve origem do processo de imigração holandesa, após a segunda guerra mundial. Na época, chegaram ao Brasil milhares de agricultores refugiados.
Por meio desses imigrantes, o cultivo de flores se tornou a principal fonte de renda da cidade. Hoje, Holambra é considerada a maior produtora de flores do Brasil.
A festa resgata os aspectos mais importantes da cultura holandesa, como a dança, comidas típicas e o principal, as flores.
No evento, cerca de 450 produtores utilizam a exposição de arranjos florais, os ambientes da mostra de paisagismo e decoração e os inúmeros jardins do Parque da Expoflora. São 250 mil metros quadrados para mostrar as novidades na floricultura brasileira.
De acordo com a organização, serão expostas 3,5 mil variedades de flores de pelo menos 300 espécies. Entre elas, resultados de cruzamentos genéticos que proporcionam um show de cores, texturas, formas e exotismo nas novas variedades de flores e plantas ornamentais, que anualmente renovam o mercado floricultor brasileiro.
15ª Mostra de Paisagismo e Decoração
Este ano o conceito escolhido para a 15ª Mostra de Paisagismo e Decoração foi “Reusar para não comprar”. A coordenação é da arquiteta Karina Taccola. A ideia é que os arquitetos, paisagistas, decoradores, engenheiros e designers apresentem seus projetos, feitos a partir da reutilização de materiais.
Daniela Vieira é arquiteta paisagista especializada em iluminação. Há quatro anos faz parte da mostra de paisagismo e decoração da Expoflora. Para Vieira, além do reconhecimento profissional, é importante poder apresentar todos os anos conceitos diferentes e pouco explorados pelo público.
“É importante apresentar o trabalho para os visitantes. A exposição gera reconhecimento. É muito bom receber o desafio de criar um espaço que faça o visitante sair da zona de conforto. Poder ousar, é bem legal”, explica Daniela Vieira.
As sugestões oferecidas pelos expositores abrangem jardins, varandas, quintais, salas de estar, espaços gourmets e outros ambientes. O objetivo é incentivar a aumentar a utilização de áreas residenciais e comerciais.
Atrações da 38ª edição da Expoflora
Dentro do parque estão distribuídos atrações para todos os gostos e idades. Além das apresentações com danças típicas, culinária holandesa e exposições, os turistas podem conhecer um pouco da história de Holambra num museu localizado dentro do parque que possui grande parte da área coberta para o conforto dos visitantes.
O evento ainda conta com um minissítio, passeios de ônibus que visitam os campos e pontos turísticos da cidade. Há também passeios a parque de diversões e a um minissítio.
Um dos pontos altos é a “Parada das Flores“. Três carros alegóricos, decorados pela artista floral Stans Scheltinga, transitam pelo parque exibindo um moinho de vento feito de orquídeas e arranjos com 2 mil rosas de diferentes tipos e cores, entre outras flores.
A atração mais esperada pelos visitantes é sem dúvidas a chuva de pétalas que chegam a 800 dúzias ou 18 mil botões de rosas. Durante 15 dias de evento, são cerca de 270 mil botões de rosas despetaladas uma a uma. As flores são fornecidas por 25 produtores de Holambra. Elas são guardadas em uma câmara fria especial para que as pétalas não murchem. Diz a tradição que quem consegue pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado.
Para as compras, o Shopping das Flores oferece aproximadamente 380 diferentes variedades de flores e plantas ornamentais, das mais distintas cores e tamanhos.
Este ano, são esperados 300 mil visitantes durante os seis finais de semanas de evento. Paulo Fernandes, um dos organizadores da Expoflora, destacou a importância que o agente de viagem tem na construção da exposição.
“Nós temos uma central de reserva que vem trabalhando com as agências de turismo e os guias de turismo. Desde fevereiro, vendemos os ingressos com valores diferenciados, além de oferecermos cortesia para as agências e os agentes”, explicou Paulo Fernandes.
“Nós damos o tratamento que eles merecem, pois eles são os condutores de uma grande massa de público e nós devemos oferecer o acolhimento adequado para que eles possam continuar fazendo o trabalho de divulgação da Expoflora, que para nós é tão importante”, finalizou Fernandes.
Serviço
Data: até 29 de setembro, de sexta a domingo
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: R$ 52,00 na bilheteria, no site www.ingressorapido.com.br e com os representantes informados no site www.expoflora.com.br