A ABAV Collab esse ano terá cinco dias com ações variadas para o público visitante virtual. Até o presente momento, já ultrapassou o número de dois mil e duzentos inscritos. Praticamente o dobro dos interessados até o mesmo período no ano passado.
Pela primeira vez em quarenta e oito anos consecutivos de evento, em respeito à situação pandêmica mundial, a Feira da ABAV acontecerá 100% on-line, em total integração com a tecnologia dos “novos tempos”.
Quem se une à ABAV nesse evento é a AVIESP, inserindo sua feira anual na ABAV Collab. Outras entidades como Embratur, CNC, Sindparque, Abeoc e Braztoa também estarão presentes. “Para mostrar que o turismo é resiliente e forte”, como disse Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional.
Com entendimento que a Feira da ABAV no seu modo tradicional era grande geradora de empregos diretos, como na área de eventos em geral, os profissionais da área não foram esquecidos.
O público na inscrição será convidado a participar de uma “vaquinha”. O valor arrecadado será convertido em vale-alimentação, para aqueles que sempre colocaram a “mão na massa” para o sucesso de um evento, como tapeceiros, operadores de áudio visual, montadores, entre outros.
A abertura do evento, dia 27 de setembro, terá como palco a cidade de Salvador. Estão confirmadas as presenças apenas de autoridades. A ABAV fará parte da comemoração do Dia Internacional do Turismo, sendo inclusive uma das ações mundiais do calendário da OMT (Organização Mundial do Turismo), conectados com o público através da plataforma ancorada em servidores internacionais, com segurança de transmissão, com a capacidade de navegação de até dez mil pessoas simultaneamente.
Na segunda-feira, dia 28 de setembro, os inscritos no evento poderão se familiarizar com a nova plataforma, conhecendo melhor todas as ferramentas oferecidas, visitando os cento e cinquenta stands de destinos nacionais e internacionais como Peru, Colômbia, Argentina, Itália e República Dominicana, que já confirmaram presença. As visitas serão possíveis até o último dia do evento (2 de outubro).
Dia 29 de setembro, um grande evento terá lugar na ABAV Collab: a final do Wakalua Brasil. Nesse dia, haverá a apresentação dos finalistas e premiação para startups. Serão reconhecidas as ações mais inovadoras no setor do turismo nacional.
Dia 30 de setembro tem início as exposições de artesanatos de todo país, com a possibilidade de compras on-line. Uma das grandes atrações do evento será a black friday, no dia 02 de outubro. Nesse dia, haverá venda direta das operadoras ao público final, com ofertas especiais de pacotes e hotéis.
A Vila do Saber continua presente, dentro do novo formato. Ela terá palestras e capacitações onde é necessária inscrição prévia. A geração de negócios fica por conta das rodadas de negócio. Elas deverão ser agendadas como acontece no evento físico.
Sem dúvida, será um grande desafio trazer para a tela do computador um evento dessa magnitude. Mas o momento é de utilizar ferramentas que não eram habituais e que podem na verdade, aglutinar um público maior, de todos os cantos do Brasil e do mundo.