A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou na quinta-feira (6/04), em Brasília (DF), da primeira reunião de 2023 do reativado Conselho Nacional de Turismo (CNT). O CNT é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o Ministério do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo, assim como dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados.
“Desde que assumi a missão de ministra tenho ouvido repetidas vezes sobre a necessidade e a urgência de reativar esse espaço tão qualificado de debate”, disse a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, na abertura da reunião.
A diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, saudou os convidados e parabenizou o Conselho Nacional de Turismo pela retomada das reuniões. Ela destacou durante a fala a Medida Provisória 1.147, tema de extrema importância para o setor aéreo, que extingue PIS/COFINS sobre a receita de bilhetes aéreos.
“Agradecemos ao Ministério e a ministra Daniela Carneiro por entenderem a importância desta resolução e liderarem portanto este tema junto aos poderes Legislativo e Executivo. Todo o apoio é necessário para que este tema seja aprovado pelo Congresso, para que as empresas aéreas ganhem um pouco de fôlego depois de tantas perdas econômicas nos últimos três anos”, afirmou a diretora.
Jurema aproveitou o espaço também para divulgar o VOAR +, parceria entre ABEAR, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil e a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos). O programa é voltado para promoção de destinos nacionais com a parceria das secretarias estaduais de Turismo, por meio da concessão de bilhetes aéreos a influenciadores digitais para que visitem as regiões turísticas de cada estado.
Participaram do encontro representantes do Ministério do Turismo, do Governo Federal e diversas entidades de segmentos relacionados à atividade turística.