A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) realizou sua primeira assembleia geral do ano em Porto Seguro (BA). O encontro teve a presença de 24 presidentes de ABIHs estaduais e hoteleiros de todo o país, totalizando mais de 50 participantes. O evento marcou um momento de união e fortalecimento do setor hoteleiro nacional.
Na abertura, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, destacou a importância da representatividade do setor. “Somente com união e representatividade forte a indústria hoteleira poderá se posicionar como a potência que é”, afirmou.
Linhares também celebrou a participação maciça de representantes de todas as regiões do Brasil. Ele destacou a necessidade de trabalho conjunto para enfrentar assim os desafios do setor.
Um dos principais temas da pauta foi o Congresso Nacional de Hotelaria (Conotel) 2025, que será realizado novamente durante a Equipotel, em São Paulo. Daniel Pereira, gerente da Equipotel, presente no encontro, apresentou os resultados expressivos da edição de 2024 que, em pesquisa realizada, atingiu 93% de aprovação e foi considerado o maior evento da hotelaria no ano, destacando ainda que 2024 foi a Equipotel com o melhor volume de público em 15 anos.
“Este ano, vamos desenvolver os maiores esforços para tornar o Conotel ainda mais diferenciado e impactante”, afirmou Pereira que também destacou a presença do Ministério do Turismo (MTur) que terá um stand na feira pelo terceiro ano consecutivo, reforçando a integração entre o setor público e privado.
Finalizando a assembleia, Manoel Linhares reforçou a importância da continuidade dos trabalhos: “A presença de hoteleiros de todo o país, representando os 23 estados, mostra dessa forma a força da nossa categoria. Precisamos manter assim essa união para avançar em nossas pautas. O setor hoteleiro segue em movimento, com união e estratégia, para consolidar portanto seu espaço como uma das indústrias mais importantes do Brasil”, concluiu o presidente da entidade.
A próxima assembleia da entidade será e será realizada em novembro, na Ilha do Marajó (PA). A escolha do local simboliza a diversidade e potencial turístico das diferentes regiões do Brasil.