Reunidos no Sheraton São Paulo WTC Hotel, no dia 18 de maio, profissionais que atuam em diferentes hotéis, na área de eventos, refletiram sobre o setor. Referência: dados apresentados por Fernando Guinato, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, anfitrião do evento.
A oferta de equipamentos audiovisuais de qualidade, assim como boa estrutura de conexão à Internet, foram considerados itens essenciais para garantir atendimento à demanda durante a pandemia. E, cada vez mais, recursos tecnológicos são e serão indispensáveis.
“A demanda por eventos presenciais represada, ainda que não ocupe a maior parte da agenda dos espaços reservados para 2022, não prescinde, por exemplo, de telões de led, boa sonorização e outros itens que agregam atratividade, dinâmica e aproveitamento do conteúdo produzido em ambiente digital”, afirma Guinato, com base na experiência vivenciada por ele na gerência geral.
Também com foco no cliente, Paula Alves, gerente de Vendas do Pestana São Paulo, testemunhou retorno positivo decorrente de investimentos em retrofit. “Modernizamos as salas de eventos e deixamos o ambiente mais aconchegante. Com valor agregado pós-pandemia, colhemos resultados compensadores”, afirma, referindo-se à fidelização dos antigos e a conquista de novos clientes.
Fora da capital, onde a demanda por eventos não tem as mesmas dimensões, outra opção é o aluguel dos espaços disponíveis para uso como escritório. Na cidade de São Paulo, surpreende o crescimento dos eventos de pequeno porte – até 100 participantes.
Levam vantagens, hoje, empreendimentos que mantiveram o contrato dos profissionais do departamento, incluindo as equipes operacionais que atuam na montagem e desmontagem. Atualmente, quem demitiu a força de vendas e seus auxiliares de eventos, que atuam na base, encontram dificuldades para conseguir repor o quadro com pessoas qualificadas.
Para 2023, prevalece a expectativa de estabilização; uma vez que os resultados obtidos com os serviços de atendimento a novos eventos superam os que são alcançados com os remarcados; desde que o faturamento seja financiado com sustentabilidade econômica. Valores praticados com serviços de Alimentos e Bebidas – A&B – representam pequena parcela da rentabilidade e elevado custo, mas com retorno nos resultados proporcionados para os clientes
O tempo hoje destinado ao networking, durante os coffee breaks ou as refeições oferecidos aos participantes dos eventos, é tendência. Segundo os profissionais da área, reduzir o tamanho dos auditórios e ampliar espaços de exposição e convivência é crescente. O conteúdo deixou de ser o principal fator de investimento.
O próximo Encontro Departamental será conduzido por Carlos Bernardo, vice-presidente da Abih-SP e Diretor de Operações Regional Mid & Eco Brasil do Grupo Accor. Será direcionado para profissionais da área se Alimentos e Bebidas, dia 1º de junho, das 10h às 12h, no hotel Ibis Barra Funda. Inscrições no link: https://forms.gle/yVoDyaDYZoUtMsFY8
Como de praxe, o grupo reunido elegeu coordenadores, responsáveis por manterem constante o intercâmbio de informações entre profissionais do departamento de eventos dos hotéis. São eles: Marco Aurélio, dos hotéis Bristol e Paula Alves, gerente de Vendas dos hotéis Pestana São Paulo.