A abertura do LACTE 15 – Dados Humanos, evento realizado pela ALAGEV e iniciado na manhã de hoje (17/02), em São Paulo, foi marcada pelo debate de temas relevantes ao mercado.
Divididos entre keynotes, content corners, mini labs e pílulas de conteúdo nos estandes dos patrocinadores, cerca de 1,1 mil profissionais participaram de debates sobre as novas tendências do mercado.
Abrindo a agenda do dia, o presidente da ALAGEV, Rodrigo Cezar, falou sobre a importância das histórias por trás dos dados. “Nosso foco é colocar energia em quem realmente importa: nas pessoas, nos gestores, nos líderes. E neste ano, fizemos um evento diferente, disruptivo e falando em ser quem realmente somos”.
Raffaele Cecere, diretor financeiro da organização, reforçou o conceito do LACTE 15 e convidou os presentes a se conhecerem, se relacionarem a criarem histórias. “Conversem, interajam, façam networking. Juntos podemos criar e transformar histórias e mercados”, afirmou.
Cecere ainda lembrou da atuação responsável e sustentável do LACTE, onde toda a cenografia do evento é doada para o Grupo Primavera, que utiliza tecidos para os enchimentos de bonecas.
O “bate-bola” entre os executivos foi marcado pela apresentação do novo posicionamento da ALAGEV, que deixa de ser Associação Latino-americana de Gestores de Viagens e Eventos para torna-se Associação Latino-americana de Gestão de Viagens e Eventos.
“A ALAGEV é uma organização multissetorial. Com a mudança, temos como proposta a inclusão de toda a comunidade corporativa. E nos tornamos uma organização que agrega conhecimento e inovação, seguindo tendências do mercado. O LACTE 15 marca a coerência das mudanças que trouxemos durante esta gestão”, explicou o presidente da ALAGEV, Rodrigo Cezar, que deixa o cargo em 02 de maio.
Benefícios também foram apresentados. A partir de agora, gestores de eventos e viagens podem associar-se à ALAGEV sem custos.
Os content corners, de curadoria da Belinkers Business Skills, especializada em viagens corporativas, e da Evente-se, expert em eventos corporativos, abordaram as competências do profissional de eventos 360º e deram dicas para inovar na gestão de viagens de grandes empresas.
Andrea Matos, fundadora da Belinkers, destacou a responsabilidade de trazer conteúdo qualificado e inovador para um público ávido por informação. “Trouxemos o conteúdo para a vivência prática. A ideia é disseminar informação “mão na massa” e que contribua com o desenvolvimento das pessoas”.
Já para Tico Marcondes, da Evente-se, a participação no Content Corner permite compartilhar conhecimento, trazer mais informação e transformar o mercado. “Temos que dar voz e protagonismo para que a indústria e os profissionais para que ela seja mais dinâmica e transformadora. A ideia de unir o mercado para trazer conexões e reflexões verdadeiras”.
As primeiras sessões educacionais do evento foram marcadas pela variedade de temas. Foram abordadas questões referentes a design de eventos, serviços de viagem, tecnologias imersivas e a importância de integração entre RH, compras e viagens para retenção e recrutamento de talentos.
No painel mediado por Andrea Matos, Claudio Lisondo, Agile Coach da Roche e Sheila Câmara, gerente de Viagens da KPMG Auditores, com o tema “Serviços de viagem no caminho ágil”, foram abordadas reflexões sobre o uso de ferramentas e o desafio de pensar diferente das políticas atuais.
“O grande desafio para encontrar o caminho ágil é convidar os colegas a pensar diferente. Não é uma tarefa fácil. É preciso pensar em pessoas antes de processos e ferramentas. O trabalho de um bom líder ágil é o que cria bons ambientes, onde ideias afloram”, disse Lisondo.
Já o painel de “Compras, RH e Viagens juntos para a retenção e recrutamento”, conduzido por Vânia Ejzenberg, diretora da Ejzenber Recursos Humanos, contou com a participação de Marcel Frigeira, gestor de viagens para a América Latina da IBM, Jacques Métadier, diretor de RH para a América do Sul do Club Med, e Douglas Moreira, gestor financeiro do Banco MUFG Brasil.
Para Frigeira “é preciso otimizar o tempo do viajante fora de casa, integrando os processos entre os departamentos. O RH é quem constrói a política de viagem, enquanto Compras é o guardião da política, responsável por negociar, implementar e adaptar ao Brasil”.
Na sessão educacional de “Tecnologias imersivas – o próximo hit dos eventos”, mediada por Solange Luz, Produtora de Conteúdo Digital da Voicers, Natalia Costa, Diretora de Planejamento da Infinitamente Estúdio Criativo, Catarina Papa, especialista em intersecção de aprendizagem e comunicação, e Alan Morais, Executivo da 42labs, falaram sobre ambientações e personalização.
“Buscamos alcance e aprendizado dentro da realidade virtual, que mexe com instintos. Toda parte educacional, pensada no formato de realidade virtual, estimula o aprendizado e engaja equipes”, disse Morais.
A última sessão educacional da manhã tratou de “Design de eventos: por que preciso pensar nisso” trouxe a importância de co-criar oportunidades.
Um dos insight trazidos durante o debate foi sobre a importância de realizar eventos em que os participantes juntos criem oportunidades, fazendo com que agências agreguem experiências melhores aos clientes.
O painel contou com a participação de Guilherme Mazzola, Head de Eventos e Guest Experience do Mercado Livre, que participou do painel ao lado de Flavia Mastrobuono, Diretora de Domínio Relização de Eventos, Flavia Morizono, Sócia Diretora de Planejamento da Joia Eventos Estratégicos.
Outro destaque da programação foi a participação do head de pessoas da HyperIsland, Claus Blau.
O LACTE segue amanhã, com novos debates de temas sensíveis ao mercado. Eduardo Murad, diretor-executivo da organização, destaca a receptividade do público. “Desde a abertura, venho recebendo feedbacks ótimos dos participantes. A proposta de inclusão gera a sensação de pertencimento do público, que está enxergando no LACTE um exemplo de inclusão e engajamento”, finalizou.
Serviço
Data: 17 e 18 de fevereiro de 2020
Hora: 8h às 18h
Local: WTC Golden Hall – Av. das Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo – São Paulo
Mais informações: alagev.org/lacte15
Créditos das fotos: Caio Gallucci