A ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, em parceria com Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo, apresentou recentemente a Pesquisa Conjuntural de Viagens Corporativas (PCVC).
O estudo trouxe um panorama do desempenho do segmento durante o ano de 2019. Seu faturamento alcançou R$ 75,9 bilhões, com crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Esse foi o terceiro ano consecutivo de aumento no faturamento.
Eduardo Murad, diretor-executivo da ALAGEV ressalta que o ano de 2019 foi bastante desafiador. “O cenário político-econômico influenciou a economia como um todo, e no segmento de viagens não foi diferente. O primeiro semestre mostrou mais cautela dos empresários mas, no segundo semestre, o ritmo voltou a crescer”, comentou.
A questão do coronavírus deve afetar bastante o desempenho das viagens corporativas, uma vez que a economia global está praticamente paralisada e a retração na China, um importante parceiro para o Brasil, deve trazer impacto negativo a curto e médio prazo para os negócios no país.
Em contrapartida, a economia doméstica e a taxa básica de juros de 4,25% incentiva os empresários a investirem na produção com o propósito de aumentar a rentabilidade. Esse movimento deve favorecer o setor de viagens corporativas.
Apesar do bom resultado mantido há 3 anos, o resultado ainda é 10% menor, se comparado ao faturamento registrado em 2014, que foi de R$ 84,2 bilhões.
“A alta no faturamento de viagens corporativas pelo terceiro ano consecutivo é um indicador importante da retomada econômica. Vams aguardar esse ano, pois os desafios do cenário econômico global são inúmeros”, finaliza Murad.
O levantamento foi feito a partir de dados das pesquisas anual e mensal de serviços do IBGE. Ela engloba os setores de alimentação, alojamento, locação de veículos, transportes aéreo e rodoviário, agências de viagens e eventos culturais e recreativos.
Foram feitos tratamentos estatísticos para realizar a ponderação adequada de cada atividade e meses para se chegar no total do turismo corporativo.
A Pesquisa Conjuntural de Viagens Corporativas foi elaborada com base nos dados da Pesquisa Anual de Serviços de 2017, do IBGE. O faturamento mensal é calculado a partir da variação mensal da Pesquisa Mensal de Serviços, também do IBGE. E todos os valores da série atualizados pelo índice de inflação oficial, o IPCA.