A Secretaria de Turismo do Amapá (SETUR-AP) está em fase de elaboração de um novo Plano Estratégico Estadual de Turismo, em parceria com a LAB Turismo Consultoria e a Thiago Akira Consultoria. O projeto MAPTUR (Mapa Estratégico para Gestão no Turismo) visa fortalecer a oferta turística do estado, potencializando sua visibilidade no mercado nacional e internacional.
Com uma abordagem baseada na metodologia MAPTUR, a LAB Turismo Consultoria traz uma solução robusta para o desenvolvimento de planos estratégicos, oferecendo assessoria para estados, regiões e municípios. No Amapá, a aplicação da metodologia está proporcionando uma análise profunda de oferta, demanda e governança, aspectos essenciais para o crescimento sustentável do turismo.
O Amapá, localizado na região Norte do Brasil, é reconhecido por seu potencial turístico ligado à natureza, com vastas áreas de floresta amazônica, turismo de base comunitária, ecoturismo e uma culinária rica em ingredientes amazônicos. É o único estado brasileiro cuja capital, Macapá, é banhada pelo Rio Amazonas. E por isso, oferece paisagens únicas e uma rica diversidade cultural, com comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais.
Em uma recente oficina participativa realizada em Macapá, o projeto reuniu cerca de 40 participantes. Estiveram presentes representantes de municípios turísticos, entidades de classe como ABRASEL, ABIH e ABAV, e profissionais do setor turístico.
Liderado por Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo, e Lucas Diniz, consultor de projetos da Lab Turismo, o encontro analisou aspectos cruciais de oferta turística, demanda e governança, iniciando o debate sobre o futuro do turismo na região.
“O objetivo é construir, de forma participativa, um modelo de turismo que reflita o potencial e os anseios das lideranças do Amapá. Estamos muito satisfeitos com a profundidade das discussões. E também com o engajamento de todos os participantes em prol do turismo mais estruturado e competitivo”, afirmou Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria.

Em paralelo, também está sendo desenvolvido um Plano Estratégico de Marketing. Ele visa impulsionar ainda mais a divulgação do estado. O objetivo é posicionar o Amapá como um destino de destaque para turistas em busca de experiências autênticas e sustentáveis.
“A oficina proporcionou muito aprendizado, troca de experiências, integração e diálogo. É um momento determinante para o desenvolvimento da rota mais preservada e conservada do Brasil”, destacou Syntia Lamarão, secretária de Turismo da SETUR-AP.
Nos próximos 60 dias, a equipe técnica da SETUR-AP irá finalizar a análise da situação atual e consolidar o Plano Estratégico de Turismo do Amapá. O trabalho está sendo feito em colaboração com os representantes do Fórum Estadual de Turismo e as consultorias parceiras. O lançamento oficial está previsto para o dia 1º de julho de 2025.