Início Destinos América Latina celebra o Dia Mundial do Turismo consolidando a recuperação do...

América Latina celebra o Dia Mundial do Turismo consolidando a recuperação do setor com desafios crescentes

334
0
COMPARTILHAR

Este ano, o Dia Mundial do Turismo aconteceu em um cenário em que a América Latina vem consolidando a recuperação do setor em um ambiente que apresenta crescentes desafios.

América Latina celebra o Dia Mundial do Turismo consolidando a recuperação do setor com desafios crescentes
Pedra Furada, em Jericoacoara, no Ceará

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), a Europa e as Américas lideram a retomada do setor de viagens. No primeiro trimestre de 2022, o velho continente teve um aumento de 280% nas chegadas internacionais e as Américas registraram um crescimento de 117%, em relação ao mesmo período de 2021.

“O turismo internacional consolida sua forte recuperação em meio aos crescentes desafios. Embora, o setor de viagens tenha sido um dos mais afetados, hoje podemos olhar para o futuro como uma das indústrias mais resilientes”, comenta Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.

No Dia Internacional do Turismo, celebrado em 27 de setembro, a Decolar – empresa de viagens líder na América Latina –  descreve os principais fatores que condicionaram a sua recuperação na região:

Levantamento das restrições sanitárias e avanços na vacinação: os governos dos países latino-americano se esforçaram para avançar com a vacinação contra a COVID-19. Nesse sentido, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o México foi um dos países mais visitados do mundo em 2020 e 2021, sendo um dos que tiveram menos restrições sanitárias devido à pandemia.

Recuperação dos destinos urbanos: impulsionada pela reativação de eventos culturais e musicais, congressos acadêmicos e médicos, entre outros, principalmente nos países da América Central.

Ampla oferta de destinos naturais: os destinos com belezas naturais, que proporcionam atividades ao livre, rapidamente se adaptaram às novas circunstâncias e contribuíram assim para a recuperação do setor na região.

Implementação do anywhere office: a nova realidade pós-pandemia transformou a forma como os latino-americanos viajam, proporcionando facilidades para trabalhar de qualquer lugar e isso beneficiou o desenvolvimento de produtos como os aluguéis de residência por temporada (vacation rentals). O workation permite prolongar a estadia e programar viagens por mais tempo.

“Na agenda do setor estão fatores como a sustentabilidade, a promoção do emprego e da educação, o aumento dos investimentos e a aceleração da sua transformação digital. Por isso, acreditamos que o turismo deve ser reconhecido como um pilar do desenvolvimento na América Latina”, finaliza Daniela.

Leia também Decolar indica opções de turismo sustentável na América Latina