Com atrativos para os mais variados gostos, a Bahia foi o estado mais procurado para turismo em 2019, segundo uma pesquisa interna da agência on-line de viagens Hurb – Hotel Urbano.
Para 2020, a empresa aposta na Península de Maraú, na Costa do Dendê, litoral sul baiano, como o lugar queridinho por turistas brasileiros e estrangeiros em qualquer época do ano. O Hurb registrou um crescimento de 11% no número de novos viajantes em Maraú para o primeiro semestre de 2020.
Já a Bahia em geral teve um aumento de 30% no volume de buscas do site da agência de viagens comparado ao ano de 2018, quando também foi estado mais procurado pelos turistas.
Por dentro de Maraú – a Polinésia Baiana
Uma das regiões preferidas da Bahia por celebridades nacionais, Maraú é conhecida como a polinésia baiana por suas belas praias de águas transparentes, nas quais é possível observar diversas espécies de peixes e corais.
Um roteiro de cinco a sete dias é ideal para conhecer os beach clubs, piscinas naturais, ilhas, cachoeiras e trilhas que a península oferece.
Barra Grande, Saquaíra, Taipus de Fora e Algodões são os povoados mais conhecidos de Maraú. Barra Grande é onde se concentra a melhor infraestrutura, com bons restaurantes e comércio que despertam o interesse dos viajantes.
A vila pacata traduz perfeitamente a região com um ambiente acolhedor e uma riqueza cultural ímpar. Os visitantes encontram desde pousadas mais requintadas, com luxo e conforto, até acomodações mais simples.
No entanto, a grande atração de Maraú é a Praia de Taipus de Fora. A maré baixa dá espaço às piscinas naturais, tornando o visual paradisíaco. Também é possível ver piscinas em outras praias, como a fascinante Praia de Algodões. Com uma mistura de tranquilidade e boas vibrações, Algodões proporciona aqueles momentos de praia quase deserta que muitos turistas adoram.
O que alguns viajantes não sabem é que em Maraú há muito mais que Barra Grande e Taipus de Fora. O Hurb recomenda reservar um entardecer para ir à Praia da Ponta do Mutá e assistir ao sol se pôr na água.
Vale ainda tomar um banho de água doce no Rio Carapitangui e depois saborear um prato típico baiano acompanhado de um drink bem gelado em um dos bares ao redor. Além disso, é possível praticar esportes no rio, como o stand up paddle.
A Praia da Bombaça, a Praia de Saquaíra e a Ilha da Pedra Furada são um charme à parte. As praias são alternativas mais tranquilas para quem quer fugir do movimento do centro da vila.
A ilha só é possível acessar nos passeios de lancha, barco ou escuna. Para visitar o interior da ilha é cobrado uma taxa de R$5. As formações rochosas presentes pelo local, como a famosa pedra furada, rendem belos cliques.
Tantos atrativos de tirar o fôlego podem ser conhecidos por passeios marítimos e terrestres. Para quem vai de carro à região, é necessário cuidado redobrado para não cair em buracos, mesmo quando as estradas estão em boas condições.
Também é possível alugar um quadriciclo para visitar as praias mais distantes da península ou usar o transporte oficial da região: as jardineiras (veículos 4×4).
Mais do que se refrescar em águas cristalinas, nadar com peixinhos, passear por rios e mangues, se deliciar por um roteiro gastronômico com acarajés e frutos do mar, Maraú reflete a cena nordestina que pessoas de todo o mundo almejam conhecer. A simplicidade de um povo hospitaleiro, a garantia de sol e a beleza em cada detalhe tornam essa viagem uma verdadeira terapia.