Localizada na Costa do Descobrimento, Belmonte é um pequeno paraíso no sul da Bahia que, curiosamente, foi recém descoberto. O município, a apenas 70 km de Porto Seguro e com cerca de 23 mil habitantes, teve seu trajeto asfaltado há apenas 20 anos.
Chegar a Belmonte é voltar a um passado glorioso e cheio de histórias. Sua arquitetura vernacular, com características portuguesas, revela a força econômica que a região um dia já possuiu com o ciclo do cacau, no final do século XIX e início do século XX.
Cercada de belas fazendas, a cidade também é ladeada por um dos grandes rios do país, o Jequitinhonha. Ele separa os municípios de Belmonte e Canavieiras, antes de desaguar no Atlântico.
O rio, que nasce em Minas Gerais e possui pouco mais de 1000 km de extensão, é um atrativo à parte na cidade. Com água escura, cercado de manguezais e coqueiros, o Jequitinhonha oferece ao visitante uma paisagem exuberante que pode ser conferida com passeios de barco.
Graças ao rio, Belmonte também é conhecida como a “Capital do Guaiamum”, por oferecer um terreno propício à abundância desses crustáceos. Uma estátua gigante de um guaiamum, inclusive, recebe o visitante na entrada da praia mais conhecida da cidade.
Turismo e cultura
Se gosta de praias desertas e paradisíacas, Belmonte ou a vila vizinha de Santo André são os destinos certos. Com belas ilhas fluviais, fauna diversa, corais e manguezais preservados, as praias da região são cercadas de mata nativa e coqueiros.
Vale conferir em Belmonte a badalada Praia do Mar Moreno, a Praia de Mogiquiçaba, própria para amantes de windsurfe e local de desova de tartarugas marinhas, e as praias da Caieira, do Garazau, da Barra Sul e do Rio Preto.
Em Santo André, o encontro das águas do Rio João de Tiba com o Oceano Atlântico encanta os turistas que visitam o local. No rio, o Pier João de Tiba é o lugar ideal para se sentar com os amigos e contemplar a beleza desse encontro de águas. Construído pela Katz Construções, o Pier é um espaço contemporâneo, com arquitetura regional. Ele conta com um lounge moderno e um bar que oferece diversos drinks e um variado menu de comidas típicas baianas.
As praias do vilarejo também são um grande atrativo. Quase desertas e cercadas por coqueiros e mata nativa, areia clara e uma grande orla para caminhada, possui mar calmo e perfeito para se refrescar.
Depois do banho de mar, um almoço no tradicional Restaurante da Maria Nilza, que fica na Praia de Guaiú, é o passeio ideal para apreciar a beleza do local e provar os pratos típicos da região. Referência gastronômica da região, o restaurante, que ganhou investimento da Katz Construções, oferece uma experiência única aos seus visitantes, com um cardápio que traz arroz de polvo, lagosta, o famoso Catado de Siri, entre outros petiscos de frutos do mar e tira-gostos.
De volta a Belmonte, outro passeio imperdível é pelo rico centro histórico do município, que ostenta um importante atrativo turístico: um enorme farol de 35 metros e alcance de 18 milhas náuticas. O Farol de Belmonte, encomendado em 1892, foi instalado na costa, mas na década de 1940 houve um grande recuo do mar e uma expansão urbana ocorreu em seu entorno.
O patrimônio arquitetônico de Belmonte é precioso e surpreendente. A cidade conta com diversos casarões coloniais de características portuguesas bem preservados, que contam a história de uma cidade que viveu tempos áureos com o ciclo do cacau.
Museu a céu aberto, Belmonte também tem investido na cultura e um lugar imperdível é o Museu das Cadeiras Brasileiras, o Muca. Idealizado pela Katz Construções e pelo talentoso designer Zanine de Zanini, filho de Zanine Caldas, reconhecido como um dos maiores arquitetos e designers do país, famoso por suas cadeiras e nascido na cidade. O museu apresenta obras icônicas de Zanine Caldas e criações de outros diversos artistas e designers renomados no país.
Situada na Costa do Descobrimento, Belmonte está muito próximo a outras cidades turísticas repletas de beleza e história que vale a pena conferir. Entre elas, destacam-se Canavieiras, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.
Luxo em Belmonte e região
Além de um local para descansar e passar o período de férias, a Costa do Descobrimento é uma das opções para quem deseja morar à beira da praia em um local paradisíaco, tranquilo e histórico. É nesse cenário, composto por coqueirais, vegetação nativa de Mata Atlântica e recifes, que formam piscinas naturais, onde estão localizados os condomínios de alto padrão feitos pela Katz Construções: o Alameda do Araripe Haras Residence, em Santo André, e o Belmonte Bahia Beach Village, em Belmonte. Os empreendimentos reúnem privacidade, sofisticação e oferecem o conforto que um padrão alto luxo exige.
O Belmonte Bahia Beach Village, localizado a apenas 1,5 km do centro da cidade, possui lotes de frente para o mar. O local possui um clube próprio e exclusivo com sauna, spa, portaria 24 horas e ambiente fitness. Além de beach point (ponto de apoio na praia) com espaço gourmet, bicicletário e serviços de limpeza, arrumação e jardinagens próprios.
O condomínio fica a apenas duas horas de barco de um dos pesqueiros mais famosos do mundo, o Banco de Royal Charlotte. No local é onde ocorre a pesca esportiva do Marlin Azul, Marlin Branco, Sailfish, entre outras inúmeras espécies do banco de pesca.
Para Daniel Katz, presidente da Katz Construções, além do potencial cultural e das inúmeras possibilidades de lazer que a região tem, Belmonte tem uma riqueza cultural que oferece ao seu visitante e morador uma volta simbólica ao passado baiano e brasileiro. “Composta por casarões históricos, a cidade é única. Possui uma rica cultura, com fazendas antigas de cacau e museus. É uma mistura de natureza e história”, comenta.