Entre os dias 12 e 14 de abril, São Paulo recebe marcas e produtores nacionais e internacionais e reúne na Bienal toda a cadeia produtiva do cacau. Além da grande exposição e venda de chocolate de vários tipos, o festival tem programação que inclui experiências sensoriais, uma série de atividades culturais, exposição de arte, cursos e palestras.
Instalado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, o Chocolat Festival acontece pela primeira vez em São Paulo. O evento terá grandes nomes nacionais e internacionais. Entre eles estão a francesa Chloé Doutre Roussel, a venezuelana Maria Fernanda di Giacobbe e a brasileira Luisa Abram. Elas ministram o curso Bean To Bar, nos dias 10 e 11 de abril, na Universidade Anhembi Morumbi.
Especialistas apresentarão receitas de vários tipos de chocolate
O festival terá chefs e especialistas presentes em todos os espaços. Na Cozinha Show, oferecido pela Callebaut, participam da programação Bertrand Busquet – que dará a aula de abertura, sobre os fundamentos do chocolate ruby e ensinará a fazer bombom de coco banhado com ruby – Diego Lozano, Mariana Corbetta, André Bispo, Carole Crema, Tassiana Fernandes, Zilma Helena, e Gigi Louzada.
No Espaço Kids, a chocolatier Karla Leal comanda as aulas para crianças a partir de 5 anos. Elas aprendem a fazer ovos de páscoa, pirulitos e coelhinhos de chocolate.
No Ateliê do Chocolate, oferecido pela marca Harald, nomes como Rafael Barros, Lucas Corazza, Alessandro Lira, Alexandre Bispo e Tati Benazzi farão esculturas de chocolate ao vivo para os visitantes da feira.
No dia 12, acontece também o Fórum do Cacau. Serão painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo. Serão abordados temas como a produção de cacau fino, sustentabilidade da cultura e avanços tecnológicos. É também o dia do Chocoday, dedicado à discussão de tendências no mundo do chocolate.
Evento terá experiência de realidade virtual
Além dos espaços fixos, os expositores terão stands próprios para interagir com os visitantes. Como é o caso da Dengo, que vai oferecer uma experiência de realidade virtual. Os visitantes farão um passeio pela fazenda de um dos produtores. Eles poderão ver todas as etapas da produção. A marca vai apresentar também ao público sua linha especial de Páscoa.
Na belga Callebaut, a grande novidade para o Chocolat Festival será o lançamento do chocolate ruby. Ele é considerado a primeira grande inovação do mercado desde o chocolate branco. Desenvolvido ao longo de dez anos, o ruby tem coloração rosada e sabor frutado e sua amêndoa é obtida através de uma seleção específica e processo de fabricação controlado.
O Chocolat Festival foi idealizado pelo baiano Marco Lessa, eleito em 2016 e 2018 uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio no Brasil. Sua primeira edição foi em 2009, em Ilhéus. Desde então marca o calendário turístico da cidade, considerada a capital do cacau e eternizada pelas obras de Jorge Amado.
Após grande sucesso, o evento chegou à Belém do Pará em 2013. Até hoje já reuniu mais de 420 mil visitantes nas 15 edições realizadas nos dois maiores estados produtores do fruto.